Terça, 21 Maio 2024

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Sr. Azevedo e o Sr. Raul Saleiro, ilustres amigos do concelho vizinho

No dia 26 de abril recebi no núcleo museologia o Sr. Azevedo e o Sr. Raul Saleiro, ilustres amigos do concelho vizinho. O Sr. Azevedo solicitou um encontro no museu arqueológico para entregar uma moeda antiga encontrada no monte do Castelo.

Será solicitado o apoio do gabinete de arqueologia da Câmara Municipal para datar a moeda e estudar a relevância histórica da mesma. Com maior ou menor importância que o objeto encontrado possua é de valorizar o gesto altruísta e engrandecer esta atitude, reveladora de uma consciência social e cultural exemplar. Parabéns e muito obrigado.

No dia 28 de abril realizou-se a Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde por inerência do cargo de presidente de junta tenho assento.

No sábado dia 29 de abril realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva onde foram aprovadas as contas do ano de 2022.

No dia 3 de maio estive presente numa reunião com os demais Presidentes de Junta do concelho de Viana do Castelo com o Vereador da Saúde, Ricardo Rego.

Esta reunião serviu para nos informar dos apoios que a Câmara Municipal está a criar para os cuidadores informais, e com esta informação podermos colaborar com ambos.

No dia 10 de maio, no âmbito do estudo realizado por uma estudante do ensino superior, que consiste no estudo de sementeiras autóctones, foi realizado um acompanhamento ao museu do sargaço que serviu como matéria para o mestrado que esta estudante está a frequentar.

No dia 19 de maio realizou-se uma Reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

No domingo dia 21 de maio, a convite do presidente da junta de Alvarães participei na procissão da Festa em Honra da Santa Cruz. Agradeço o convite ao presidente Fernando Martins.

Estive também, este mês, com técnicos da Câmara Municipal na rua de Santiago, onde o muro que suporta a via ruiu com a intempérie de janeiro.

Ainda havia a esperança que o município de Viana do Castelo fosse contemplado pelo governo por um apoio para fazer frente aos prejuízos causados pelas tempestades do final de 2022 e início de 2023. Mas, como não ouve essa sensibilidade por parte do governo, têm de ser as autarquias a suportar. Por isso, dentro de semanas o muro será reparado e a circulação voltará ao normal.

 

rua Sr.ª das vitórias, a junta procedeu à reposição do pavimento danificado

Também na rua Sr.ª das vitórias, a junta procedeu à reposição do pavimento danificado, pelas mesmas intempéries. Lembro que desde janeiro a junta de freguesia tem vindo a repor calçada, tout-venante e material fresado de vias que foram muito afetadas pelas chuvas.

Temos tido muitas dificuldades com estes trabalhos de reposição de material e principalmente de limpeza das ruas da freguesia. Neste momento estamos com um funcionário disponível. Dois, infelizmente, estão de baixa médica, e a eles desejo as melhoras rápidas e uma boa recuperação. Outro dos funcionários está a gozar as férias a que tem direito e de seguida entrará na idade legal da reforma, pelo que, como funcionário público terá de se aposentar.

Estamos, por isso, a contratar empresas para realizar os trabalhos de limpeza das ruas e dos jardins, prometendo regularizar e até melhorar este serviço.

Mensagens Anteriores