Sexta, 3 Fevereiro 2023

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

remoção dos troncos acumulados na ponte do Sebastião

Caros amigos, Castelenses ou não, desejo-vos um bom ano de 2023, com votos de muito sucesso, cheio de alegria e principalmente muita saúde.

Para a junta de freguesia termina também um ano civil, ano que não foi o melhor em termos financeiros. Lembro aqui que governamos algum tempo sem orçamento de estado. E, saídos de uma pandemia caiu-nos em cima uma impensável guerra na Europa e consequentemente um grande aumento da inflação, uma subida galopante dos preços dos produtos e até mesmo a falta de algumas matérias-primas.

No entanto, devemos e temos de seguir o nosso caminho com otimismo e com muito rigor na gestão da freguesia. Não podemos gastar mais do que o valor que recebemos. Isto serve para a nossa casa, a nossa empresa e para a junta de freguesia é igual.

Sou abordado varias vezes e questiona-me porque é que a junta não alarga este caminho; pavimenta aquele; porque não faz um parque de merendas, um lar, etc... Sim gostaríamos de fazer isso e muito mais. Mas, só o fazemos com financiamento garantido e é por isso que as contas da junta de freguesia estão saudáveis e o que falta pagar temos protocolos a cobrir esses valores.

Faço agora uma referência às ações realizadas pela junta de freguesia desde a ultima informação.

 

remoção dos troncos acumulados na ponte do Sebastião

No dia 25 de novembro, a junta de freguesia de Castelo do Neiva e a Associação de Apoio ao Peregrino de Castelo do Neiva procederam à remoção dos troncos acumulados na ponte do Sebastião (ver foto). Apesar da grande cheia, a estrutura da ponte manteve-se intacta e não houve qualquer deslocação quer dos pilares, quer do tabuleiro. Isto quer dizer que a intervenção realizada há pouco tempo para reconstruir a ponte que tinha caído, foi bem feita e tem aguentado a força da água e da madeira.

 

Futuro Centro de Dia

No dia 2 de dezembro, em reunião da Câmara Municipal, foi aprovado o contrato de comodato para ceder a título gratuito ao Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva o edifício da antiga Escola Fieiros do Mar, para ser criado um Centro de Dia.

Este é o primeiro passo para ser concretizado o projeto que, em conjunto, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva e o Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva delinearam (ver imagem). A criação de um centro de dia é outro exemplo daquilo que foi uma visão estratégica deste executivo, que, ao ver um edifício, embora propriedade da Câmara Municipal, idealizou um projeto de apoio social para os Castelenses para o espaço.

Como parceiro, porque é fundamental o apoio da Segurança Social, porque tem experiência e provas dadas, e porque é necessário ser uma IPSS a gerir o centro, ninguém melhor que o Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva para concretizar e formalizar o tão esperado centro de dia.

Não será com esta junta de freguesia certamente, dado que este é o meu último mandato, mas a estratégia a longo prazo deve ser ampliar o edifício e criar um lar de idosos, logo que o centro de dia esteja concretizado e a funcionar plenamente. Isto é: de forma sustentável e com um investimento faseado é possível termos na nossa freguesia um apoio social digno e que, com a população a ficar cada vez mais envelhecida, tão necessário é.

No dia 3 de dezembro estive presente na missa e convívio do 21 aniversário do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

No dia 7 de dezembro estive no tribunal para prestar declarações sobre um processo de um maior acompanhado.

No mesmo dia estive presente no seminário Viana Praxis - "Cidade (i)Nova: Reabilitar para quê e para quem?".

No dia 9 de dezembro estive presente no jantar de natal do Grupo Desportivo Castelense, onde se comemorou também os 47 anos do clube feitos este ano. A junta de freguesia agradece o convite e deseja muito sucesso ao clube, que tanto tem feito pelo desporto da nossa freguesia.

Neste jantar onde esteve presente o Vereador do desporto Ricardo Rego, adiantou que o projeto da instalação de um campo de futebol de praia, que esta junta de freguesia tinha proposto à Câmara Municipal e assinado um protocolo com a Associação de Futebol de Viana do Castelo, vai ser uma realidade brevemente, pois foi incluído na candidatura de Viana do Castelo   Cidade Europeia do Desporto.

É uma felicidade para nós, junta de freguesia, pois trabalhamos imenso para que este projeto fosse uma realidade. Lembro que o estudo apresentado à Câmara Municipal contempla um campo de futebol de praia para alta competição e um campo de voleibol de praia, também preparado para receber competições oficiais.

O Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Jorge Sárria, afirmou com toda a convicção que a Associação de Futebol de Viana do Castelo queria fazer em Castelo do Neiva a sede oficial do futebol de praia do distrito. Mais uma vez esta junta mostrou que teve e tem uma estratégia para a freguesia e uma visão que vai muito além dos 4 anos de um mandato, rejeitando solução avulsas e sem projeção de retorno a longo prazo.

No dia 13 de dezembro recebi a administradora da ADAM na sede da junta de freguesia. O principal tema da reunião foi o facto de existirem muitas habitações que embora a rede passe na rua não estão ligadas ao saneamento. De facto não se entende a pressão que é feita pela população, para que se faça ampliação da rede de saneamento, e no final uma grande parte das pessoas não faz a ligação. Ligação esta que é obrigatória, uma vez que o saneamento passe a menos de 20 m do terreno onde está a habitação.

Vai haver, por isso, da parte da ADAM, uma análise e levantamento de quais as habitações não estão ligadas e será feita uma sensibilização junto dos proprietários. Por isso, proponho que, se já tiverem água pública, façam a ligação e comuniquem à ADAM. Quem não tiver água pública deve pedir a sua ligação, para se poder ligar o saneamento.

No mesmo dia 13 marquei presença no jantar/reunião dos presidentes de junta independentes com o presidente da Câmara, que serve para abordar temas que serão levados à reunião da Assembleia Municipal.

No dia 16 de dezembro estive presente na reunião ordinária da Assembleia Municipal. Uma vez que não houve tempo para terminar a sua continuação aconteceu na segunda-feira dia 19. Nesta reunião foi aprovado o orçamento municipal para 2023.

Fui convidado para o jantar de natal do GRECANE que se realizou no sábado dia 17. Porém, com muita pena minha, não estive presente não pude desejar, pessoalmente, a todos os elementos que compõem este grupo um feliz Natal. Fi-lo mais tarde diretamente ao presidente José Abreu e expliquei a minha ausência.

No dia 19 a junta de freguesia organizou um jantar de Natal para os funcionários, no qual eu não pude estar, pois a reunião da Assembleia Municipal realizou-se à mesma hora. Peço desculpa aos funcionários pela minha ausência, mas não podia ser de outra forma.

Finalmente faço votos para que tenham entrado muito bem no ano novo e desejo a todos um grande 2023 cheio de saúde e alegria.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19