Sábado, 15 Maio 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Ao fim de quase um ano de pandemia não fazia conta de estarmos numa fase tão má e tão grave. Estamos de novo confinados, em estado de emergência, e com números de infetados que entopem os hospitais, pondo em risco a assistência médica de qualquer um.

Chegamos mesmo à situação de ver-mos os nossos conhecidos, amigos ou familiares, a falecer. Deixo uma palavra de conforto, de solidariedade e de força para todos e lembro a importância do cumprimento das medidas decretadas pelo governo.

Com a entrada em vigor da obrigatoriedade de confinamento, mediante algumas exceções, a Junta de Freguesia tomou as devidas medidas, a tempo e ajustadas à realidade é à lei.

O atendimento presencial na junta de freguesia passou a ser somente para situações urgentes e marcadas antecipadamente por telefone. O cemitério foi encerrado, pois as pessoas não estão autorizadas a circular na rua para este fim. O parque infantil foi encerrado, pelas mesmas razões.

De facto cabe às autarquias dar um sinal à população, dar o exemplo e mostrar o quão grave é a situação. Se outras instituições, associações, estabelecimentos falham, as autarquias não podem falhar, não podem ter medo e devem ter a coragem de tomar as decisões que sabem ser acertadas. E, mais uma vez, a junta de freguesia de Castelo do Neiva estava certa. Tão certa que uma semana depois estava tudo a fechar de novo. Não posso deixar de fazer uma referência à nossa paróquia, aos seus líderes e em geral à igreja. E, só pode ser uma referência positiva. Pois, desde o início da pandemia que demonstram uma lucidez que muitas vezes faltou aos nossos governantes. Penso que já escrevi isto antes. Mas, de novo as medidas tomadas foram as mais assertivas e antes do estado assim o decretar, já as missas da semana estavam suspensas. Parabéns! Bem hajam, é nos momentos difíceis que se nota onde anda a ponderação, a abnegação e o carácter.

No dia 6 de janeiro reuni, na igreja paroquial, com o Padre Xavier e o com o Vereador Luís Nobre. A reunião serviu para o Padre Xavier mostrar e explicar as obras realizadas na igreja até à data e, principalmente, explicar as obras que a paroquia irá realizar nos próximos tempos. O vereador Luís Nobre, como não poderia deixar de ser, prontificou-se a ajudar financeiramente nas obras.

No dia 19 de fevereiro reuni, por videoconferência, com todos os outros presidente de junta, a câmara municipal e o responsável local pelos Censos 2021. Foram demonstradas as linhas gerais do processo e as funções do Presidente da junta no Processo.

Aproveito para informar que estão abertas as candidaturas para recrutamento de Recenseadores no sitio https://censos.ine.pt/, até 21-02-2021. Não perca a oportunidade.

No dia 22, sexta-feira, estivemos na escola EBI de Castelo do Neiva, para preparar as Eleições Presidenciais. Devido às condições especiais em que nos encontramos tomaram-se as medidas adequadas, para que todas as pessoas estivessem em segurança; Os votantes e todos nós que estivemos todo o dia nas mesas ena coordenação. E como é habitual foi desde as 07.00h até muito depois do fecho das urnas.

 

Assembleias de voto foram deslocadas para o pavilhão desportivo da escola

As assembleias de voto foram deslocadas para o pavilhão desportivo da escola. Com a porta de saída localizada na fachada oposta à porta de entrada e corredores sinalizados, para que não houvesse cruzamento de pessoas e fosse garantido o distanciamento social, álcool gel à entrada nas mesas de boto, na saída etc...

Todos se sentiram seguros a votar e foram várias as mensagens de parabéns pela organização, as quais agradeço desde já.

Um agradecimento a todos os que estiveram nas mesas, pelo trabalho e pela coragem de, num momento de pandemia, garantirem que as eleições acontecessem.

Não menos importantes foram os resultados das eleições na nossa freguesia; Marcelo Rebelo de Sousa 68,47%; André Ventura 12,28%, Ana Gomes 8,03%. Todos os outros candidatos ficaram abaixo dos 4%.

 

Pavimentação da Quelha Nova dos Barrocos

A junta de freguesia está a concluir a pavimentação da Quelha Nova dos Barrocos. Esta via não estava contemplada na empreitada da construção da rede de saneamento na zona. Na altura conseguimos que os Serviços Municipalizados não deixassem as habitações desta rua sem saneamento. No entanto, a pavimentação, não foi possível ser incluída nessa empreitada. Mas a junta de freguesia assumiu a pavimentação para que nada fique para trás.

Aliás quando alguém se queixa, e com razão, que em pleno séc. XXI falta muito saneamento lembro que há habitações com acesso em terra batida... Por isso, a junta de freguesia vai fazer um esforço e tentar pavimentar, até ao final do mandato, a grande parte das ruas em terra batida que dão acesso a habitações permanentes.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19