Sábado, 15 Maio 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Amigos Castelenses, encontramo-nos em plena segunda vaga da pandemia covid-19, e desta vez a nossa freguesia tem sido afetado como não tinha sido anteriormente. A todos os quantos se veem a braços com esta doença faço votos de rápidas melhoras e informo que a Junta de Freguesia estará disponível para ajudar em tudo que possa melhorar as suas circunstâncias.

Mais que nunca, é importante respeitar todas as medidas de segurança sugeridas ao longo deste ano pela DGS: o uso de máscara, a etiqueta respiratória e o distanciamento social. Se esteve em contacto com alguém infetado, ou potencialmente infetado, também deve optar por uma postura defensiva. Evitar contactos desnecessários, até que tenha certeza de que não houve contágio, também é uma boa medida, para protegermos os que nos são mais próximos, e a todos em geral.

Contudo, e apesar das medidas impostas pelo governo, tentamos seguir com a vida da forma mais natural possível. Por isso, nesta informação, que é a última de 2020, dou conta das atividades mais relevantes levadas a cabo pela Junta de Freguesia.

Ainda no mês de outubro, no dia 31, a junta de Freguesia, conjuntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e os vereadores Vitor Lemos, Luís Nobre e Ricardo Rego, foram entregues aos pescadores a chave dos novos armazéns de aprestos construídos na Pedra Alta, no âmbito da empreitada da Polis Litoral Norte.

Relativamente ao dia 1 de novembro, a circulação no cemitério decorreu de forma ordenada, tendo sido cumpridas as medidas impostas pela Junta de Freguesia. Aliás, não se esperava que fosse de outra forma. 

No dia 3 de novembro estive presente numa reunião de trabalho para a preparação do Fish Fest Tourism Festival. Este festival, que decorrerá por vários países da Europa, tem como objetivo promover e divulgar a identidade histórica e cultural das comunidades piscatórias. Castelo do Neiva vai associar-se a este evento, pois a nossa comunidade piscatória e a nossa identidade, com fortes ligações ao mar, adequam-se perfeitamente no contexto do festival.

 

No mês de novembro, foi também iniciada a obra de construção de um novo troço de saneamento na Rua do Reguinho, entre a Rua da Junqueira e a Rua Barrocos de Cima. Este troço não tinha sido contemplado na empreitada que assegurou o saneamento nas rua envolventes. Fica assim resolvida mais uma situação para não deixar nada, nem ninguém, para trás.

No dia 09 de novembro pelas 11h30, no centro cívico de Castelo do Neiva, teve lugar a campanha de vacinação antirrábica, controlo de outras zoonoses e identificação eletrónica para 2020.

Na sexta feira dia 06 de novembro o executivo marcou presença na inauguração das novas instalações da BALGRID, Consultoria e Seguros. Agradecemos o convite e desejamos felicidades.

No dia 12 de Novembro, e depois das licenças, autorizações, e todos os trâmites legais cumpridos deu-se início às obras de reconstrução da ponte do Sebastião. O tabuleiro já se encontra concluído estando agora na fase de pequenos acabamentos. Durante a obra foi solicitada a retirada de alguma madeira presa nas árvores da margem, madeira essa que põe todos os anos a ponte em risco.

Domingo, 15 de novembro, Castelo do Neiva esteve em destaque na edição 999 do programa "a nossa terra", da responsabilidade da DIRENOR e emitido pela antena da Radio Alto Minho. No estúdio estiveram, para além de mim como Presidente da Junta, Manuel Baeta e Maria José Neto. Foram abordadas todas as áreas que Castelo do Neiva se destaca; Pesca, Associativismo, Turismo, Cultura, etc... Foi também uma oportunidade de divulgar a nossa terra, a nossa história e a nossa cultura. Várias pessoas de Castelo do Neiva tinham sido entrevistadas e sobre diversos assuntos, o que valorizou muito o programa. No fundo acho que foi uma boa promoção a Castelo do Neiva.

No dia 17, marquei presença, em conjunto com os restantes Presidentes da Junta, numa reunião com o Executivo da Câmara Municipal. O tema da reunião foi o Orçamento Municipal para 2021.

No dia 19 de novembro, participei no Primeiro Painel de Discussão da Estratégia Local de Habitação do Município de Viana do Castelo, dedicado a estudar e trocar impressões sobre problemas, desafios e fatores críticos para o setor da habitação em todo o concelho de Viana do Castelo. Agradeço à Câmara Municipal o convite para participar na discussão deste tema tão importante e tão na ordem do dia, que é a Habitação.

No dia 20, estive com um técnico da Câmara Municipal e com a Presidente da Associação dos armadores de pesca para iniciar o processo de instalação de rede elétrica nos armazéns de aprestos, que tinha ficado fora da empreitada.

A Rádio Alto Minho emitiu o programa “Viana em Movimento” em direto da nossa freguesia na manhã de sábado, do dia 21. Como convidados estivemos a Junta de Freguesia, na minha pessoa, o Vereador Luís Nobre em representação da Câmara Municipal, o Manuel Salgueiro, presidente do Grupo Desportivo Castelense e a Maria José Neto, Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva. À semelhança do programa “A nossa Terra” a Política, a Cultura e a História da nossa terra esteve em destaque, mas agora num programa da inteira responsabilidade da Rádio Alto Minho. Agradeço o convite e todas as palavras simpáticas que tiveram para com a freguesia.

 

Foram concluídos, no dia 27, os trabalhos de pavimentação da Rua de Sendim e Rua dos Pedrões. Nestas ruas foi construída rede de saneamento, substituição de tubagem do abastecimento água, construção de rede de águas pluviais numa parte da Rua de Sendim e alargamentos onde era mais necessário. Continuam ainda os trabalhos de remates.

No dia 28 de novembro foi inaugurada a ampliação da rede de saneamento, substituição da tubagem da rede de abastecimento de água e pavimentação das ruas do lugar da Junqueira, lugar da Areia e lugar de Sendim de Cima. Esta empreitada, em Castelo do Neiva teve um custo de 668 mil euros, sem contar com os alargamentos.

Aliás, lembro que antes da empreitada a Junta de Freguesia levou a cabo diversos alargamentos. A Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, irá proceder, ainda, a intervenções na Quelha do Pinheiro Manso e Quelha Nova dos Barrocos de forma a melhorar e completar a empreitada agora terminada.

Nesta inauguração, para além do Executivo da Junta de Freguesia, esteve o Presidente da Câmara e os Vereadores Vítor Lemos e Luís Nobre. Como não poderia deixar de ser, a empresa que executou a obra também esteve presente.

Foi, também, neste mês terminada a ligação à ecovia criada para colmatar uma necessidade, que era o acesso à mesma junto à nova ponte. Um agradecimento especial a todos os proprietários que autorizaram a construção deste acesso nas suas propriedades.

Para finalizar faço referência à colocação da iluminação de Natal, com os votos de um feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos, em especial para os emigrantes que este ano se veem com mais dificuldades para visitar a família e a terra.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19