Sábado, 15 Maio 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Caros conterrâneos e amigos leitores, com a esperança de vos encontrar de saúde e com o desejo de que tenham tido uma boa quadra natalícia envio os meus votos de um bom ano 2021.

Castelo do Neiva, tendo sido poupado na primeira vaga da pandemia, a verdade é que neste ultimo mês verificaram-se vários casos de contaminação. Deixo uma palavra de apoio a todos salientando e reforçando a necessidade de proteger-nos a nós e protegermos aos outros.

Felizmente, no final do mês, iniciou-se a vacinação contra a covid-19. Mas é fundamental continuarmos com todos os cuidados que tivemos até à data, pois o efeito da vacina, na população em geral, só se verificará no verão.

De seguida farei um resumo da atividade da Junta de Freguesia do mês de dezembro.

No dia 9 de dezembro, quarta feira, depois da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva ter feito uma convocatória, reuni com os técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de Esposende e da empresa responsável pela obra de reconstrução da Ponte do Sebastião. No local indiquei as questões relacionadas com a obra que não concordava e deixei sugestões para algumas alterações, nomeadamente para os pilares e para as juntas do tabuleiro.

No mesmo dia às 18.00 horas estive presente na habitual reunião pré-Assembleia Municipal dos Presidentes de Junta Independentes e o Presidente da Câmara. Esta reunião aconteceu em Chafé e foram abordados temas relativos aos pontos da ordem de trabalho da reunião de dezembro da Assembleia Municipal.

Na quinta feira dia 10 de dezembro estive presente na cerimónia de homenagem a Aristides Sousa Mendes que marcou o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta homenagem iniciou-se com o descerramento de uma placa na nova Praça Aristides de Sousa Mendes,na Praia Norte. Seguindo-se uma conferência intitulada “A lista de Aristides Sousa Mendes” e ainda a exibição do filme “O Cônsul de Bordéus”, gravado integralmente em Viana do Castelo.

No dia 11 de dezembro realizou-se a reunião da Assembleia Municipal na qual se aprovou o orçamento Municipal para 2021.

No dia 16 reuni com a arquiteta da Câmara Municipal para fazer um ponto de situação sobre o andamento do projeto para a zona das atividades económicas. Este trabalho está na fase de alteração da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão, para adaptar e pormenorizar a divisão dos lotes, estacionamento, áreas verdes, etc...

 

Na sexta feira, dia 18, participei no segundo Painel de Discussão da Estratégia Local de Habitação do Município de Viana do Castelo. Se no primeiro painel se fez uma análise aos problemas habitacionais no concelho, neste segundo painel foi mais centrado em encontra e discutir as soluções, quer sejam elas técnicas, políticas ou sociais.

A junta de freguesia entregou 20 cabazes de Natal a famílias de Castelo do Neiva. Saliento que cinco desses cabazes foram pagos pelos nossos conterrâneos, Maria Gonçalves e Luís Gonçalves, emigrados em França, e que tanto têm contribuído em ações solidarias, principalmente em conjunto com a Academia do Bacalhau de Paris.

No dia 28 de dezembro realizou-se a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva na qual foi aprovado o orçamento para 2021, assim como o regulamento de taxas. Relativamente a este assunto o Executivo propôs manter o valor das taxas em vigor e cumprir o que tinha prometido no inicio da pandemia que é a isenção da taxa de manutenção do cemitério durante o ano de 2021.

Para terminar desejo a todos um bom ano 2021

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19