Caros amigos escrevo esta informação em véspera do início da grande festa em Honra da Nossa Senhora da Guadalupe e logo depois do término da grande festa do concelho, e do país, que é a Romaria da Senhora da Agonia. De facto agosto é o mês das romarias e das festas populares.
Na nossa terra iniciamos as festividades a 25 de julho com a festa do padroeiro S.Tiago, e no final de semana seguinte levou-se a cabo todas as cerimónias e espetáculos que não podem faltar a uma festa.
Depois de alguns anos suspensa, de 10 a 13 de agosto voltamos com a festa em honra da Nossa Senhora dos Emigrantes e a sua espetacular feira medieval. Foi muito bom regressar e ver a multidão que passa pelo Monte do Castelo.
Obrigado à paróquia, às comissões de festas e a todos os que trabalham durante o ano para que estas manifestações culturais e religiosas aconteçam com o sucesso que se reconhece.
Um agradecimento também a todas as associações, nomeadamente G.D.Castelense, GRECANE, GFECN, que realizaram convívios e atividades e assim vão promovendo o nome de Castelo do Neiva e oferecem aos nossos emigrantes, e a quem nos visita, momentos para mais tarde recordar.
Um agradecimento também a todos os Castelenses que participaram na , como no Cortejo Etnográfico e Histórico e nas outras atividades. (Agradeço a foto fornecida por José Félix da Costa). É sempre um grande orgulho ver a nossa freguesia bem representada, nesta que é a maior Romaria de Portugal.
Como sabem a Junta de Freguesia não tem podido contar com a equipa de limpeza das ruas faz já algum tempo. Temos colmatado esta falha com a contratação de serviços a empresas de forma a tentar resolver a situação. Depois de um largo período de tempo com burocracias para realizar um concurso duas empresas que ficaram melhor colocadas no concurso entregaram o mesmo valor, o que fez atrasar ainda mais o processo... Mas finalmente está contratualizada e em curso uma limpeza geral na freguesia.
Agradeço a todos aqueles que compreenderam a situação e, em frente à sua propriedade, fizeram a manutenção do espaço e mostraram solidariedade com a junta de freguesia quando esta precisou.