Terça, 21 Maio 2024

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

A junta de freguesia tinha vindo a realizar alguns trabalhos de limpeza e reabilitação de condutas que estavam a funcionar deficientemente

O último mês brindou-nos com muita chuva. Podemos não gostar deste tempo de outono, mas a necessidade de chuva era grande para resolver a seca do país. A seca que se vinha a prolongar tinha afetado de forma acentuada a agricultura, o nível das barragens, etc...

Apesar da seca, 2023 foi o primeiro ano de sempre sem vítimas mortais, facto que não está alheio à obrigatoriedade da limpeza das florestas. O esforço tem sido grande, mas os indicadores são favoráveis, o que quer dizer que todo o esforço nas limpezas não é em vão.

Mas voltando à chuva, por vezes a intensidade foi alta, causando um ou outro problema na freguesia. A junta de freguesia tinha vindo a realizar alguns trabalhos de limpeza e reabilitação de condutas que estavam a funcionar deficientemente, nomeadamente na Rua da Gramueira, Rua Campo do Amaro rego ao lado da estação elevatória na pedra alta e na Rua Sra da Boa Sorte ainda que em obra. E temos em mente mais um ou outro ponto a melhorar.

A ponte do Sebastião viu-se de novo submersa mais do que uma vez, e com muita madeira a fazer pressão, mas aguentou-se firme.

Também no que diz respeito a águas pluviais irá ser refeito o encaminhamento destas águas na Quelha do Fijó, que já no passado tinha dado problemas graves, com a morte de animais domésticos e que este ano derrubou um muro. Agradeço aos proprietários que deram autorização à passagem de tubagem para encaminhamento das águas.

No dia 26 de outubro realizou-se uma reunião na Câmara Municipal onde o presidente apresentou o orçamento que será levado à Assembleia Municipal. O valor do orçamento é alto, pois está contemplada a nova ponte sobre o rio Lima e a nova estrada do vale do Neiva que ligará a rotunda de S. Romão de Neiva a Barroselas. Estamos nós, executivo da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, na expetativa que se concretizem os três projetos de saneamento que apresentamos à Câmara Municipal e o início do centro de dia. A ver vamos.

Com as comemorações do dia do Exército a realizarem-se em Viana do Castelo no dia 23 de outubro tive a oportunidade de assistir às cerimónias protocolares. Agradeço o convite endereçado pelo General Chefe do Estado Maior do Exército.

Está a ser alvo de processo de contratação pública uma obra de alargamento na rua Fonte da Ermida com a interceção com a Rua Sra das Vitórias. No início do próximo ano irão ser iniciadas as obras. Este alargamento vai permitir a passagem de veículos da Rua de Sendim para a avenida central, evitando a zona estreita entre casas que tanto transtorno tem causado às auto-caravanas. Informo também que foi colocada sinalização para proibir o trânsito das auto-caravanas nesta rua para evitar estes problemas.

 

Mensagens Anteriores