Terça, 23 Julho 2024

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

no dia 16 realizou-se em Castelo do Neiva a Final do Circuito Distrital de Corta-Mato.

Caros Castelenses espero que a quadra natalícia tenha sido vivida com saúde, amor, na companhia da família e dos amigos e que 2024 seja um ano cheio de sucessos.

Mas, voltando ao mês de novembro, recordo que se terminou a limpeza das ruas da freguesia. Vamos preparar novo concurso público para a limpeza ao longo do próximo ano.

 

terminadas as obras de pavimentação da rua Sra. da Boa Sorte

Ainda em novembro foram terminadas as obras de pavimentação da rua Sra. da Boa Sorte. Nesta rua foi também melhorada a recolha das águas pluviais, lembro que toda a água pluvial desta rua (com uma extensão considerável) vem desaguar neste ponto. Aproveitou-se, também para deixar um tubo de saneamento para no futuro não se ter de cortar o pavimento.

No dia 22 de novembro, mais uma vez, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva e a Associação de Apoio ao Peregrino da Costa de Castelo do Neiva procederam à retirada das árvores presas nos pilares da ponte do Sebastião

No sábado dia 2 de dezembro, a convite da Fundação Gil Eannes, o Executivo e a Mesa da Assembleia de Castelo do Neiva estiveram presentes numa palestra sobre a pesca do bacalhau, na pessoa do presidente da junta e do 2º secretário da mesa da assembleia.

No dia 3 de dezembro marquei presença no almoço de angariação de fundos para a Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe.

O Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva completou no dia 9 de dezembro 22 anos desde a sua fundação. O executivo participou na Missa Vespertina e no convívio que se seguiu. A Junta de Freguesia agradece todo o apoio que o Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva tem dado quando solicitamos e felicita-o, principalmente, por ser há 22 anos um dos principais guardiões da cultura Castelense.

No dia 15 estive presente na festa de Natal da escola EBI de Castelo do Neiva. A Junta de Freguesia colaborou com a oferta de chocolates aos alunos. Deixo os parabéns à Comissão de Pais que organizaram uma bonita festa levando a magia do Natal até às crianças da nossa escola.

No dia 16 de dezembro realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia onde foi aprovado o orçamento para 2024.

No dia 16 e 17 de dezembro teve lugar, o 1º Mercado de Natal de Castelo do Neiva. Com a organização da Comissão de Festas da Nossa Senhora dos Emigrantes e com o apoio da Junta de Freguesia foi possível em duas semanas realizar este evento que, como se viu, foi um sucesso.     Várias associações de Castelo do Neiva participaram, a convite da Comissão de Festas da Nossa Senhora dos Emigrantes, o que abrilhantou ainda mais o evento. A Junta de Freguesia providenciou iluminação de Natal, para o recinto em frente ao campo de futebol e colocou música de Natal que se manterá até ao dia de reis.

A pedido da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva a autarquia de Chafé disponibilizou um insuflável e a Câmara Municipal de Viana do Castelo emprestou 4 barracas de madeira, a restante logística foi trabalho das associações.

Agradeço e felicito todas as associações que estiveram presentes e tornaram possível aquele que foi o primeiro Mercado de Natal de Castelo do Neiva.

 

no dia 16 realizou-se em Castelo do Neiva a Final do Circuito Distrital de Corta-Mato.

Também no dia 16 realizou-se em Castelo do Neiva a Final do Circuito Distrital de Corta-Mato. Este evento foi conseguido pela excelente campanha que o Grupo Desportivo Castelense tem feito com a Academia de Atletismo e pelo apoio que a Junta de Freguesia tem dado ao atletismo da nossa terra e à Associação de atletismo de Viana do Castelo. Neste evento o Grupo desportivo Castelense e a Junta de Freguesia prepararam uma pista a nascente das habitações da Rua Escola Fieiros do Mar, que foi elogiada pela Associação de Atletismo e que muito provavelmente fará com que esta prova se mantenha na nossa freguesia.

No próximo ano a Junta de Freguesia irá concretizar um projeto que contempla uma área de treino na nossa freguesia. Parabéns ao Grupo Desportivo Castelense que se tornou num dos clubes com mais praticantes de atletismo no distrito Viana do Castelo.

Para além da iluminação de Natal, que algumas pessoas consideraram pouca (ou exageradamente nula), da música, direitos de autor e oferta de chocolates para os alunos da escola, a Junta de Freguesia procedeu à oferta de cabazes de Natal ás famílias referenciadas como mais necessitadas.

Para aquelas pessoas que queriam que a iluminação de Natal da freguesia competisse com outras freguesias, ou até mesmo com Vigo, informo que no total, as despesas da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, com o Natal, andaram à volta dos três milhares euros. Um custo que consideramos ajustado para assinalar o Natal na nossa freguesia. Fomos eleitos para melhorar, desenvolver, mas também, e não menos importante, para gerir os dinheiros públicos da nossa freguesia. Custou muito a ter-mos as contas da Junta de Freguesia positivas para andarmos a desbaratar em feira de vaidades. Para isso temos as redes sociais...

Mas o mais importante é que o próximo ano seja mais profícuo, o certo é que temos muito trabalho pela frente para concretizar os projetos a que nos proposemos.

Para todos um grande ano 2024!

Mensagens Anteriores