Terça, 21 Maio 2024

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

visita a Saint-Germain-lès-Arpajon e participar na festa que este município e a comunidade de emigrantes

Caros amigos Castelenses, não posso deixar de começar esta informação com uma homenagem a duas pessoas que infelizmente nos deixaram, neste triste mês de junho.

No início do mês deixou-nos o Sr. Querubim, um homem bom, um homem que deixa marcas profundas na nossa freguesia, tanto em obra como em exemplo de Ser Humano, e isto é consensual entre nós Castelenses.

A disponibilidade e o altruísmo com que se entregou aos Escuteiros e aos Caminhos de Santiago não tem preço. Esse altruísmo, essa disponibilidade e essa sua sabedoria foi também colocada ao dispor da atual Junta de Freguesia. Não tendo sido eleito, porque não o pretendia ser, fez sempre parte das nossas candidaturas da LICN com uma energia contagiante e uma honestidade tão característica da sua pessoa que me inspirou, ainda inspira e sempre me inspirará. Obrigado Sr. Querubim!

O José Robalo deixou-nos também este mês... O Zé do trator, como carinhosamente era tratado, por todos, na junta de freguesia deixou um grande vazio entre nós, Executivo, Assembleia e colegas funcionários da junta.

O Zé era um homem de trabalho, um homem de carácter honesto, simples, amigo e de bom trato. Ao fim destes 14 anos de trabalho que estive próximo do Zé, para além que ganhar grande carinho por ele, apercebi-me  que nunca chegou ao meu conhecimento qualquer conflito, desavença ou altercação com colegas de trabalho ou freguês. Também como chefe da equipa foi sempre exigente e justo, pois só assim se justifica o respeito dos seus colegas.

Por tudo isto, e nem tanto como Presidente da Junta, mas principalmente como Castelense e amigo deixo-lhe uma palavra de agradecimento pelo que era e pelo que fez. Um exemplo!

No dia 27 de maio, o Executivo da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva marcou presença no jantar de apresentação do cartaz da Festa em Honra de S. Tiago. Parabéns pelo excelente cartaz, que certamente fará desta festa um sucesso.

Após termos recebido a Câmara de Saint-Germain-lès-Arpajon, em julho de 2022, aqui na nossa terra, no âmbito da preparação da geminação entre Castelo do Neiva e a referida localidade Francesa, foi a vez da junta de freguesia de Castelo do Neiva, no passado dia 3 de junho, fazer uma visita a Saint-Germain-lès-Arpajon e participar na festa que este município e a comunidade de emigrantes preparou para a Freguesia de Castelo do Neiva.

Para se deslocar a França, além do Presidente, a Junta de Freguesia convidou o Presidente da Mesa da Assembleia Mateus Neiva, o Segundo Secretário e também representante do G.D.Castelense, Rodrigo Vaz e o Vice-Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino. Foi então ao mais alto nível que Castelo do Neiva se fez representar, pois os nossos emigrantes merecem ser reconhecidos e por vezes isso não acontece. Desta forma, demos também um sinal forte da seriedade com que tratamos estes assuntos de representar Castelo do Neiva principalmente na primeira geminação que se nos apresentou.

O grande responsável por este trabalho de geminação é Bruno Branco, um Castelense radicado em França, com uma atividade notável na promoção da cultura Portuguesa em particular a Castelense.

O Bruno, Presidente da Juventude Portuguesa de Paris e do Grupo Folclórico com o mesmo nome, tomou a iniciativa de fazer a ponte entre as duas autarquias e proporcionar, para além da futura geminação, este encontro que contou coma presença de emigrantes Castelenses de zonas de França como Paris e Reims. Estiveram também várias entidades nomeadamente o Deputado Paulo Pisco, Membro Da Comissão Das Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e o Vereador de Assuntos Internacionais da Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo.

No parque da Câmara Municipal de St-Germain-lès-Arpajon esteve patente uma exposição sobre Castelo do Neiva, onde cada Associação da nossa terra, enviou uma ou mais peças para expor, estava bem organizado e representava bem a cultura e tradições Castelenses.

Norbert Santin, presidente da Câmara de St-Germain-lès-Arpajon recebeu-nos no edifício sede do município e junto dos seus assessores  explicou todas as características históricas, culturais e demográficas de St-Germain-lès-Arpajon. Foram ainda discutidas as oportunidades do projeto e aquilo que as duas terras têm a ganhar, desde logo com algo que nos une: “O Caminho de Santiago”. Também em termos turísticos e empresariais poderão existir oportunidades, uma vez que, ao contrário de nós, Saint-Germain-lès-Arpajon não tem mar.

Agradeço ao Bruno Branco pelo trabalho em prol de Castelo do Neiva e pela forma como nos recebeu. Um agradecimento especial ao Manuel Festa da Silva e Adélia Fernandes Pereira por nos acolher na sua casa e a cima de tudo pela simpatia, amizade e disponibilidade.

No dia 6 de junho estive presente, no teatro Municipal Sá da Bandeira, na apresentação do cartaz da Romaria da Nossa Sra da Agonia. Este ano a Romaria contará com mais dias de festa

No dia 8 de junho marquei presença no Centro de Mar de Viana do Castelo para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos. Neste colóquio esteve presente o Secretário de Estado do Mar, Engº José Maria Costa.

No dia 14 de junho reuni com o Presidente da Câmara para acertarmos pormenores dos investimentos a serem realizados nem Castelo do Neiva a curto prazo.

No dia 16 de junho estive no Centro de Proteção Civil de Viana do Castelo para participar numa reunião de preparação para a época dos incêndios, e assim estarmos todos coordenados.

No dia 17, sábado, o Executivo e a Mesa da Assembleia marcaram presença no jantar de apresentação do cartaz da Festa em Honra da Nossa Senhora dos Emigrantes e Feira Medieval. É com grande alegria que recebemos a confirmação da continuidade da feira medieval. É de facto um evento que abrilhanta a oferta cultural de Castelo do Neiva, no verão. Muitos parabéns à comissão de festas.

Mensagens Anteriores