Domingo, 25 Setembro 2022

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Escola EBI Castelo do Neiva - Espaço de espera, coberto.

No dia 25 de fevereiro estive presente no encontro dos presidentes de junta independentes com o presidente da câmara municipal, onde se abordaram os temas atuais da autarquia nomeadamente os pontos a levar à Assembleia Municipal.

Na segunda feira, dia 28, estive presente na reunião ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

No dia 5 de março teve lugar no centro cívico um colóquio, organizado pela junta de freguesia de Castelo do Neiva, para se falar sobre a História de Castelo do Neiva. O desafio lançado ao nosso conterrâneo Rodrigo Vaz foi aceite de imediato e por isso agradecemos a sua disponibilidade para a concretização deste evento.

Os jovens historiadores João Santos, Anita Mateus, Fábio Dias e João Sousa abordaram os temas da presença Romana em Castelo do Neiva, o Castelo roqueiro da nossa freguesia, a evolução demográfica da nossa terra e finalmente o contributo dos Castelenses na pesca do bacalhau.

 

Manuel Vitorino e Paulo Torres

Um agradecimento a todos os presentes, especialmente ao vice presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, e principalmente aos oradores que a título gratuito se dispuseram a estudar, refletir e apresentar um estudo sobre a História de Castelo do Neiva.

No dia 8 de março acompanhei a direção do Castelense numa reunião com o vereador do desporto. Foram abordados vários assuntos como eventos a realizar e investimentos pretendidos.

Na quarta feira, dia 9 de março, em conjunto com a Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva, reunimos com o Presidente da Câmara para o alertar dos perigos do assoreamento do portinho de pesca e para solicitar uma intervenção no sentido de resolver o problema.

No dia 11 de março reuni com uma técnica da Associação Florestal do Lima para perceber se há candidaturas para reflorestação e eliminação de invasoras. O objetivo seria, em conjunto com os proprietários, eliminar as acácias da zona da praia e reflorestar essa área. Ficamos à espera de informação na certeza que se houver candidatura faremos chegar uma proposta.

No dia 15, acompanhado pelo padre Xavier, reuni com a Vereadora Carlota Borges numa reunião de trabalho sobre o futuro centro de dia de Castelo do Neiva.

Na terça feira dia 22 reuni com as técnicas do programa cidade saudável da câmara municipal onde se trabalhou num projeto que visa melhorar o apoio à saúde na freguesia, nomeadamente no que diz respeito à disponibilidade de desfibrilhadores portáteis.

No presente ano de 2022, devem ocorrer até 30 de abril, os trabalhos de limpeza e gestão de combustível das faixas de proteção aos aglomerados populacionais e edificações isoladas.

Após esta data, serão realizadas ações de fiscalização. As coimas variam entre 140 euros a 5 000 euros no caso de pessoa singular, e de 1 500 euros a 60 000 euros no caso de pessoa coletiva.

Para saber se o seu terreno se encontra dentro da faixa de gestão de combustível consulte a página http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/prevencao-de-incendios-florestais-2022.

A Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizou na sua sede, no centro cívico, um ponto de recolha de bens para serem entregues à população Ucraniana. Os produtos foram posteriormente organizados e encaminhados para o centro logístico de ajuda montado pela Câmara Municipal em Viana do Castelo. A campanha correu muito bem, por isso os Castelenses estão de parabéns por mais uma vez mostrarem a sua solidariedade para com quem precisa.

 

Está concluída a cobertura que liga o estacionamento ao edifício principal da Escola EBI de Castelo do Neiva.

Este antigo anseio dos pais acaba de ser uma realidade, após um pedido formalizado pela Junta de Freguesia, em 2020, à Câmara Municipal e ao então Presidente, José Maria Costa, que entendeu ser, esta, uma obra necessária para o bom funcionamento da escola.

A escola de Castelo do Neiva, é atualmente uma Escola Básica Integrada com jardim de infância (EBI/JI), a qual ministra a educação pré-escolar e os três ciclos do ensino básico.

Escola EBI Castelo do Neiva - Espaço de espera, coberto.

Os alunos vão começar a percorrer os cerca de 60 metros, desde o portão até ao edifício, por um percurso coberto, que fará um mínimo de proteção às condições climatéricas. Junto ao portão foi criado um espaço de espera, coberto. Assim os alunos podem esperar pelo autocarro dentro do recinto escolar e abrigados.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19