A época Pascal terminou e as comemorações e cerimónias correram de uma forma exemplar. Por isso deixo os parabéns à Paróquia por todo o trabalho realizado e por ter abrilhantado a freguesia com a Procissão do Senhor aos Enfermos, pela Via Sacra, e pelos três dias de compasso.
Deixo também uma palavra de agradecimento à organização das festas da Pascoela, nomeadamente pelo trabalho na bênção dos barcos, que todos os anos vem marcando positivamente este dia e que já se tornou tradição. A todos os meus parabéns.
A junta de freguesia contratou os serviços de corte de vegetação das vias de forma a que a freguesia estivesse preparada para a Páscoa.
Estamos também a analisar a compra de uma máquina varredoura para adaptar ao trator, de forma a conseguirmos varrer as areias que os sopradores não conseguem limpar e se vão acumulando junto aos muros e passeios.
Também procedemos aos trabalhos de corte de vegetação nos terrenos da junta de freguesia, que são obrigatórios todos os anos até final de abril.
Continuamos a substituir as árvores no parque em frente ao campo de futebol. Aliás, uma delas caiu com a forte ventania que se fez sentir e que fez mais estragos na freguesia.
Aproveito para avisar todos os que têm terrenos, junto a edifícios que o prazo era até ao final do mês de abril. Por isso, se não o fizeram estão sujeitos a coimas.
Ainda no mês de março, assinei o protocolo do programa vencer a idade com saúde, que permite aos seniores de Castelo do Neiva frequentar a piscina e praticar ginástica, melhorando os índices de saúde e promovendo o bem-estar.
No dia 7 de abril, o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva fez 49 anos. O GRECANE organizou uma belíssima festa, com festival de folclore e artistas convidados. Parabéns pela festa e principalmente pelo aniversário.
Agora, com a paragem da chuva estamos a dar prioridade à colocação de tout-venant dos caminhos em terra de forma a retificar os estragos da água do inverno.
Geralmente não publico os variadíssimos pedidos que a Junta faz às entidades competentes para resolver os problemas dos quais são responsáveis. Por exemplo, no último mês foi pedido à Câmara Municipal novo piso para a avenida de moldes, com valetas novas, pois o piso está a ficar muito degradado. Foi pedido o arranjo dos passadiços e das grades em madeira que estão danificados. Foi pedido ainda a limpeza envolvente aos passadiços que estavam com plásticos e papeis. Foram pedidos 18 sinais de trânsito para substituir aqueles que estão queimados do sol e partidos, foi pedida a sinalização vertical para a rotunda no final da avenida da praia e início da rua dos pescadores. Foram ainda inúmeros pedidos à e-redes para arranjar iluminação avariada, alguma com muitos meses e que a empresa não está a cumprir, como por exemplo o poste da rotunda da capela, ou a iluminação do parque em frente ao campo de futebol...
Terminados os trâmites legais da contratação pública, foram entregues duas obras; o alargamento na rua Fonte da Ermida, onde não passam ambulâncias, bombeiros e várias caravanas ficaram lá retidas, e a pavimentação de parte da rua de acesso ao campo dos escuteiros. Porém, as empresas estão cheias de trabalho e a calendarização foi programada segundo a disponibilidade das mesmas; no primeiro caso só para setembro e no segundo para junho. Foi também pedida a pintura das passadeiras da avenida da praia, pois são impercetíveis pelos condutores.
Também adquirimos mesas e churrasqueiras para criar um parque de merendas junto ao parque infantil e onde vamos construir o parque de atividades físicas. Parque este que está na fase da contratação pública.
A junta de freguesia está a fazer todos os esforços para instalar um posto de correios no edifício do centro cívico. Depois do fecho do posto existente em Castelo do Neiva, entrei em contacto com os CTT para garantir este serviço na nossa terra e melhorá-lo de forma a que não tenhamos de nos deslocar a Vila Nova de Anha para levantar correio. Está bem encaminhado e certamente será uma certeza brevemente.
Relativamente ao centro de dia, após acordado os termos do protocolo com a Câmara Municipal, está a ser ultimado o projeto para licenciamento nas entidades competentes.