Sábado, 15 Maio 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Continuam os trabalhos de abertura de acesso à ecovia.

No dia 29 de Agosto, a convite da Gina Martins, o Executivo da Junta de Freguesia esteve presente na inauguração de um espaço dedicado à atividade física personalizada. O espaço é alugado pela Junta de Freguesia , no edifício da antiga casa do Povo.

No dia 9 de setembro acompanhei os técnicos dos serviços municipais na entrega de contentores para a separação dos resíduos orgânicos, a parte dos restaurantes de Castelo do Neiva. Aqueles que não foram contactados serão no futuro.

Já no passado, a junta de freguesia, tinha solicitado este serviço para Castelo do Neiva. A deposição do material orgânico nos contentores de resíduos indiferenciados era um problema, principalmente na praia onde a concentração de restaurantes é maior. Assim, com a recolha feita três vezes por semana, e com a ajuda dos restaurantes, pode-se valorizar um resíduo evitar que este vá para o aterro e os contentores da freguesia podem ficar com menos volume e com menos cheiros.

No mesmo dia reuni com duas técnicas da DECO no sentido de perceber se os serviços prestados por esta entidade poderiam contar, no futuro, com a colaboração da Junta de Freguesia.

No dia 10 de setembro, reuni com os moradores da quelha do Fijô e das propriedades por onde passava a linha de água, no sentido de definir o trajeto original da mesma.

No dia 22 de novembro estive presente na assinatura de um protocolo entre A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Grupo Desportivo Castelense para a iluminação e ampliação dos balneários do campo de futebol. Aproveitei a ocasião para reforçar a necessidade da Câmara Municipal apoiar as obras na sede do Grecane e da implementação do centro de dia na antiga escola Fieiros do Mar.

No dia 23 os presidentes de junta independentes reuniram-se com o Presidente da Câmara e o Vereador da Coesão Territorial no centro cívico de Castelo do Neiva. Nesta reunião foram abordados diversos temas, entre os quais a importância da abertura das extensões de saúde.

Na sexta feira, dia 25, teve lugar no auditório de Santiago da Barra a Reunião da Assembleia Municipal. Por inerência do cargo, estive presente nesta reunião onde se debateram os assuntos levados pelo Presidente da Câmara.

No dia 29 tive uma reunião com a advogada da Câmara Municipal de forma a que tome medidas para resolver a questão das aguas pluviais da quelha do Fijô, uma vez que o tema das águas pluviais é da responsabilidade da Câmara Municipal. Assim, a junta de freguesia vai aguardar por diretrizes do município antes de avançar com a obra.

A Junta de Freguesia solicitou à Câmara Municipal uma cobertura para a Escola EBI de Castelo do Neiva, que permita uma ligação entre o portão e o hall de entrada. Esta cobertura permitirá uma passagem que proteja os alunos da chuva, principalmente os mais vulneráveis que são os alunos do infantário.

No dia 30 de setembro estive presente no teatro Sá de Miranda para, em conjunto com os outros presidentes de junta e a Câmara Municipal, fazer um balanço sobre a descentralização e as competências delegadas nas juntas de freguesia.

No mesmo dia realizou-se, no centro cívico, a Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva. O executivo propôs um voto de pesar,e um minuto de silencio, pelo falecimento do Bispo de Viana do Castelo D. Anacleto Oliveira, o qual foi aprovado por unanimidade

Continuam os trabalhos de abertura de acesso à ecovia.

Continuam os trabalhos de abertura de acesso à ecovia. Estamos a trabalhar no piso para que fique o mais aproximado do existente na ecovia. Como estamos a fazer esta obra só com os meios da Junta de Freguesia o trabalho não irá ficar com a qualidade da ecovia, mas ficará lá perto...

 

Segue a bom ritmo a pavimentação da rua dos Pedrões

Segue a bom ritmo a pavimentação da rua dos Pedrões. Como já tinha escrito na informação anterior foi realizado mais um alargamento. Desta feita numa habitação que proporcionou uma melhor definição do perfil da rua, como se pode ver na foto.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19