Sexta, 3 Fevereiro 2023

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

inauguração da Sede do GRECANE

Quase, quase a entrar na época natalícia, faço já votos para que seja uma quadra cheia de saúde e com muita magia e muita alegria.

Costuma-se dizer que não há fome que não dê em fartura. Assim está a ser com a chuva que o mês de novembro nos trouxe.

Houve muita água por todo lado e alguma dela trouxe pequenos contratempos. Porém, estamos já esquecidos como funcionavam os outonos e invernos antigamente. E, por serem muito chuvosos e porque as pessoas cultivavam os campos, as “abertas”, os regos e as linhas de água eram sempre limpas pelos proprietários e os cuidados eram redobrados.

Atualmente quase ninguém limpa regos, nem linhas de água. Alguns pensam que deve ser a junta de freguesia a limpar, quando estes confrontam com as suas propriedades... Outros há que até fecharam linhas de água, com muros e mesmo com edifícios de habitação... E depois acham que a junta deve resolver os problemas por eles próprios criados.

A junta de freguesia também tem dificuldades, nos meios humanos e técnicos, para fazer a manutenção das linhas de água das quais tem responsabilidade, mas tentamos sempre criar condições para o futuro, e até já compramos terrenos para facilitar o escoamento das águas pluviais. Não podem estar uns a criar condições e outros a criar problemas. Esperemos que a chuva seja mais calma no futuro.

Vou de seguida fazer referência a alguma da atividade da junta de freguesia desde a ultima informação:

No dia 19 de outubro tive uma reunião com técnicos da Câmara Municipal, para delinear um estudo de valorização do troço da ecovia existente em Castelo do Neiva. Esta valorização consistirá na colocação de informação cultural, paisagística e ambiental entre outras características que a ser aprovado enriquecerá o nosso território.

No dia 22 de outubro, alertei e acompanhei a Proteção Civil para retirar um ramo que estava em risco de queda na via pública.

No dia 26 de outubro participei, a pedido da Associação Ambiental do Neiva, numa reunião com o Vereador do Desporto da Câmara Municipal. Esta reunião teve a ver com o desenvolvimento e o crescimento da própria associação

Neste mesmo dia reuni com a vereadora do urbanismo e com os técnicos da câmara municipal para dar inicio à construção da área de atividades económicas em Castelo do Neiva. A Câmara Municipal irá começar a contactar os proprietários para a aquisição dos terrenos. Entretanto, o plano está a ser preparado pelos técnicos da Câmara Municipal.

 

inauguração da Sede do GRECANE

No dia 29 de outubro estive presente na inauguração da Sede do GRECANE. Neste evento esteve também presente o Secretário de Estado do Mar e Executivo da Câmara Municipal entre outras entidades.

Foi com muito gosto que assisti ao culminar daquele que foi uma aposta do Executivo da Junta de Freguesia: dar condições físicas para que as nossas associações possam levar a cabo as suas atividades. Fiquei muito feliz pelo facto da inauguração ter sido acompanhada pela inauguração da exposição “Um mar de tradições”, a qual a junta de freguesia colaborou desde o início.

Aliás, a proposta do espaço onde foi colocada a exposição foi feita por mim numa visita da Câmara Municipal a Castelo do Neiva para escolher um local para esta exposição. Os locais apresentados pela câmara era a lota ou a escola fieiros do mar. Penso que a escolha foi acertada e agradeço ao GRECANE terem aceitado a proposta. Agradeço também ao Rodrigo Vaz pela ajuda na angariação de documentos que estão expostos.

No dia 31 de outubro marquei presença numa reunião dos Presidentes de Junta Independentes com o Presidente da Câmara. Reunião esta que se realiza sempre antes de uma reunião da assembleia municipal

No dia 20 de novembro participei numa reunião extraordinária da Assembleia Municipal, da qual sou segundo Secretário da Mesa da Assembleia. Esta reunião foi realizada pois existe um pedido de separação, de uma freguesia, da União de Freguesias a que pertence.

No dia 3 de novembro realizou-se uma reunião com os restaurantes de Castelo do Neiva para organizar a primeira mostra gastronómica de Castelo do Neiva.

 

O dia 5 de novembro foi histórico em Castelo do Neiva. Pela primeira vez, e depois de tantas reuniões ao longo destes últimos 10 anos, eis que acontece um evento gastronómico em Castelo do Neiva, com os restaurantes da terra a promover o nosso marisco e o nosso peixe. Desde já agradeço aos restaurantes pela participação neste evento, e agradeço também à Câmara Municipal pela oportunidade de mostrar o que de melhor Castelo do Neiva tem em termos gastronómicos.

Este evento começou com 5 espaços disponíveis, mas conseguimos aumentar para 8, onde se instalaram os restaurantes; Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional, mais a Padaria do Castelo e a Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva.

A mostra foi um sucesso e toda a gente propôs o alargamento do horário e mais um dia de festa gastronómica.

Mas não foi só de comes e bebes que se fez esta tarde de sábado solarenga. A música também esteve presente, ao mais alto nível e também musica de Castelo do Neiva. A primeira atuação foi do grupo folclórico do GRECANE e a seguir foi o grupo musical, recém formado em Castelo do Neiva, METASONORA a abrilhantar este encontro.

Ficamos à espera de nova mostra gastronómica. Desta vez com a organização dos restaurantes e o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia como é óbvio.

No dia 7 de novembro marquei presença numa reunião dos Presidentes de Junta com o Presidente da Câmara, para abordar o orçamento municipal para 2023.

Quarta-feira dia 16 foi inaugurada uma exposição no Centro de Mar de Viana do Castelo, no GIL Eannes. Marquei presença na exposição “Um mar de tradições” e agradeço o convite para estar presente.

A Câmara Municipal entregou à junta de freguesia uma declaração a confirmar que o Município se encontra a elaborar um protocolo com a Junta de Freguesia para que a junta fique responsável palas instalações da antiga escola fieiros do mar e possa transformá-la num Centro de Dia.

 

Um bom Natal e uma boa passagem de ano.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19