Quinta, 27 Março 2025

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

No sábado, dia 23 de novembro, realizou-se o encerramento do “Neiva Flows”.

Caros amigos estamos a entrar em dezembro, uma quadra especial do ano. Como é habitual, há sempre muitos emigrantes que nos visitam nesta altura, e por isso faço votos de uma viagem segura até à nossa terra.

No dia 26 de outubro, desloquei-me à freguesia vizinha de Antas para participar no 3º evento “Neiva Flows”, realizado na foz do Rio Neiva, do lado de Antas.

Na quarta-feira, dia 30 de outubro, reuni com o Presidente da Câmara para tratar de assuntos relacionados com o Plano de Atividades e Orçamento do Município para o ano 2025.

No dia 31 de outubro, acompanhei o nosso conterrâneo Martin D'Oliveira, Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Argentina, Chile e Peru, na apresentação de cumprimentos ao Vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino. O Martin D'Oliveira já tinha estado na Junta de Freguesia de Castelo do Neiva no dia 26 de outubro para propor projetos comuns relacionados com a comunidade Castelense na Argentina.

Na quinta-feira, dia 14 de novembro, reuni com dois elementos dos CTT responsáveis pela nossa zona. Depois de várias reuniões, no primeiro trimestre do ano, e depois dos CTT terem acedido à abertura de um posto na sede da Junta de Freguesia, enviaram uma informação que dizia precisamente o oposto, ou seja que a abertura do posto não seria autorizada.

Nesta reunião mostrei-lhes a dinâmica da freguesia, o número de habitantes registados e as instalações onde funcionará o posto CTT de Castelo do Neiva. Também manifestei o descontentamento com os CTT pela forma que trataram deste assunto com a junta de freguesia, mudando de opinião, quando da nossa parte tínhamos cumprido todos os pressupostos exigidos.

Os responsáveis dos CTT perceberam que a junta de Freguesia não estava disposta a abdicar da abertura do novo posto e, por isso, decidiram que o processo deveria prosseguir para que em fevereiro de 2025 o Posto CTT de Castelo do Neiva seja uma realidade. Será mais um objetivo alcançado, que dará a Castelo do Neiva um serviço de proximidade algo que a freguesia já merecia faz tempo.

No sábado, dia 16 de novembro, estive presente nas comemorações do Dia do Mar, que assinalaram o 10° aniversário do Centro de Mar de Viana do Castelo. Na mesma ocasião, foi  inaugurada uma exposição relacionada com o tema do mar, onde a nossa freguesia aparece em destaque. Durante a manhã visitei ainda o Feirão, na Praça da República, e ao Grupo Folclórico de Castelo do Neiva que esteve presente com os nossos melhores produtos e tradições.

Ainda no sábado, à tarde, realizaram-se os Campeonatos Regionais de Corta-Mato Longo em Castelo do Neiva, organizados pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo e pelo Grupo Desportivo Castelense, com a colaboração da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.

De facto este é já o segundo ano consecutivo em que esta prova se realiza na nossa freguesia. O Grupo Desportivo Castelense conseguiu um espaço excelente para este tipo de prova e a junta de freguesia faz a manutenção durante o ano, para que esteja em boas condições para a pratica do atletismo.

Foi uma tarde memorável, onde o Grupo Desportivo Castelense teve muitos pódios e Campeões. Deixo os parabéns, na pessoa do Presidente Domingos Meira e da Coordenadora Marisa Matos, a todos os elementos do G.D.Castelense principalmente aos atletas. Como presidente da Junta tenho muito orgulho, principalmente no sucesso da formação da Academia de Atletismo do G.D.C.

No dia 21 de novembro assinei com a Câmara Municipal um protocolo para implementação do Programa Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo da UNESCO candidatura esta que deve avançar em 2025. Este projeto visa a preservação, valorização e promoção do património geológico, biológico e cultural do território, assim como a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico do território, particularmente através do turismo e da educação.

 

No sábado, dia 23 de novembro, realizou-se o encerramento do “Neiva Flows”.

No sábado, dia 23 de novembro, realizou-se o encerramento do “Neiva Flows”. Este evento teve lugar em Castelo do Neiva entre os armazéns de aprestos e os barcos. O cenário idílico para palco de duas instalações artísticas e um pequeno concerto musical. Foi uma tarde repleta de arte, música e celebração do património cultural e natural. Um agradecimento especial à Associação Rio Neiva pela iniciativa.

No domingo dia 24 , por motivos de saúde não consegui estar presente no almoço da Comissão de Festas da N.Sra de Guadalupe Contudo, os restantes membros do Executivo – Celeste Cunha e Rosário Meira – marcaram presença em nome da da Junta da Freguesia. Um agradecimento a todos os elementos da Comissão pelo convite e por todo o trabalho que realizam ao longo do ano para no verão nos presentear com a festa que tanto prezamos.

 

O alargamento da Rua Sra das Neves está concluído, falta a pavimentação da zona do alargamento que está pendente pois o empreiteiro está com dificuldade em adquirir cubo. Falta também a mudança do poste que já foi solicitada à E-Redes mas é sempre uma operação demorada.

Também já foi solicitada há muito tempo, e várias vezes, o arranjo na iluminação pública do cemitério, mas ainda não tivemos a esperada resolução.

Este mês garantimos a poda das árvores na freguesia, aquelas que necessitavam, pois há algumas, nomeadamente no adro que devem crescer mais. Ainda falta uma segunda fase, em que serão podadas as que estão em frente ao centro cívico e substituídas as que faltam em frente ao campo de futebol.

Já contava-mos ter a manutenção das avenidas e dos jardins concluída mais cedo. Porém houve uma serie de situações na contratação publica que atrasou o processo... Primeiro foi o facto de três empresas darem o mesmo preço, o que levou a ter de se realizar um sorteio. E quando estávamos prontos para assinar o contrato a empresa vencedora, desiste do concurso. Esta situação atrasou várias semanas, pois por lei há prazos a cumprir.

No dia 15 de novembro desloquei-me à GNR para apresentar queixa devido ao roubo das placas informativas da geminação com S.Germain Les Arparjon, pois as placas tiveram um custo para a Freguesia.

Aquilo que poderia ser um ato de vandalismo, na minha leitura é mais do que isso; é um ato de vandalismo com propósitos políticos, de inveja e ignorância. Senão vejamos: estas placas devem ser colocadas nas entradas principais da freguesia, uma junto a S. Romão de Neiva e outra junto a Chafé.

Se fosse vandalismo fortuito, ou brincadeira de mau gosto, de circunstancia, poderia uma placa ser danificada, ou partida. Mas o que se verificou foi o desaparafusamento das placas e o desaparecimento das mesmas. Isto mostra que houve premeditação e intenção de atacar algo que representa a união cultural, e mais do que isso, entre duas terras, sendo que uma delas acolheu vários emigrantes Castelenses.

Fica um pedido de desculpas aos emigrantes em França que viram o seu trabalho e a sua honra manchada, também ao Maire e à população de St Germain les Arpajon e dizer-lhes que os Castelense não são assim, dizer-lhes que foram dois ou três delinquentes que pela sua profunda ignorância nem perceberam o que estavam a fazer, pode ser que o espírito Natalício os contagie e se tornem melhores pessoas.

Um feliz Natal para todos e um próspero ano de 2025

Mensagens Anteriores