Como referi na informação anterior, a junta de freguesia concentrou os seus esforços na limpeza das linhas de água sob a sua responsabilidade, o que se revelou uma decisão oportuna.
Neste último mês enfrentamos uma série de tempestades, com muita chuva e vento, e apesar dos cuidados tomados, um tubo entupiu e alagou alguns campos de cultivo e três árvores caíram nas vias públicas da freguesia. No entanto, com a ajuda dos bombeiros foi tudo solucionado rapidamente sem danos de maior.
Gostaria de chamar de novo a atenção dos proprietários cujas propriedades confrontam com linhas de água. É da responsabilidade dos proprietários a manutenção das linhas de água, fora dos aglomerados urbanos (artigo 33.º da Lei da Água) . Isto significa que nas zonas sem habitações, os proprietários são responsáveis pelos prejuízos que possam acontecer por falta de limpeza e consequente obstrução das linhas de água.
No dia 27 de setembro participei na Reunião Ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, que teve lugar no Auditório do Centro de Negócios e Congressos de Viana do Castelo. Entre os cinco pontos houve um de interesse para Castelo do Neiva em que eu, como presidente da junta, fiz uma intervenção manifestando a minha abstenção na votação do ponto 3: Alteração por Adaptação ao PDM Decorrente da Entrada em Vigor do Plano de Gestão dos Riscos de Inundações do Minho e Lima.
A minha abstenção é um voto de protesto, por tudo aquilo que tem acontecido à costa de Castelo do Neiva desde os anos 80. Nomeadamente com a construção dos molhes de proteção ao porto de mar de Viana do Castelo e do Cabedelo, que “induziram profundas alterações no transporte aluvionar “ perturbando a “direção da ondulação predominante “ como reconhecido pela Câmara Municipal. Estas alterações do transporte aluvionar e da mudança das correntes junta à costa de Castelo do Neiva fez com que a nossa freguesia perdesse dezenas de metros de dunas, sendo duramente penalizada pela construção dos molhes.
Agora, e fruto do recuo da costa, as entidades responsáveis, inclusive a Câmara Municipal, veem como solução o recuo da área de construção, ou melhor; da zona de ocupação urbana das áreas críticas identificadas no POC-CE, penalizando fortemente a Freguesia de Castelo do Neiva e o seu núcleo habitacional (zona da Pedra Alta) afetando negativamente a economia e a cultura desta freguesia uma segunda vez.
De facto a freguesia de Castelo do Neiva está a ser duplamente penalizada pela mão humana. Primeiro pela construção dos molhes e atualmente pela criação de planos, estudos e legislação que proíbem a construção de habitações e até propõem demolições numa mancha habitacional que está consolidada e em zona de construção no PDM.
Estes argumentos serviram também para a junta de freguesia enviar uma participação na consulta pública - Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) de Viana do Castelo, manifestando mais uma vez o nosso descontentamento.
Resumindo e concluindo: primeiro construiram os molhes que provocaram o desaparecimento de dezenas de metros de dunas e agora aprovaram um plano que proíbe a construção de habitação na zona da praia até à antiga escola primária, porque o mar está a subir... Como não poderia deixar de ser, estamos contra!
Agradeço ao Grecane o convite para o jantar que aconteceu no dia 4 de outubro. Foi uma noite a agradável de convívio entre os amigos do grupo.
No dia 6 de outubro realizou-se a 31ª Prova do Triângulo. Este ano com início e final na freguesia de Vila Nova de Anha, passando pelas outras duas freguesias organizadoras, Chafé e Castelo do Neiva. A organização desta prova é também da responsabilidade de algumas associações das freguesias, sendo que em Castelo do Neiva o GRECANE é o responsável desde a primeira edição. Deixo uma referencia à excelente participação dos atletas do Grupo Desportivo Castelense que conseguiram vários pódios.
No dia 9 quarta feira, junto com o responsável pelo Horto Municipal estivemos a organizar a poda das árvores em Castelo do Neiva e a substituição de algumas que não se apresentam nas melhores condições.
Também está quase pronta a contratação pública para a manutenção dos jardins, parques e das avenidas da freguesia.
No dia 21 de outubro estive presente na Reunião Extraordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.
Garantimos também a contratação pública para a iluminação de natal que pontuará um pouco na freguesia, mas que será mais concentrada no espaço onde vai decorrer a 2ª Feira de Natal.
No sábado dia 19 marquei presença no jantar organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Na mesma noite estive presente no 20 º aniversário do Motoclube Barrigas Negras. Deixo os meus parabéns e agradeço o convite e a lembrança para a Junta de Freguesia, e um agradecimento pelo trabalho realizado na promoção de Castelo do Neiva por todo o país.
O alargamento da Rua Fonte da Ermida está quase concretizado, faltando alguns pormenores, como a pavimentação.
Porém, avançamos noutra frente que é o alargamento da Rua Sra das Neves numa zona, mais uma, onde não passava uma ambulância ou outro veiculo maior que um automóvel. É de facto com muita satisfação que temos resolvidos inúmeros destes problemas, e que ficam a faltar um ou dois. Vamos fazer tudo para arranjar financiamento para esses também.