Segunda, 21 Agosto 2017

Caros Castelenses, permitam-me que deixe aqui as minhas saudações, inclusive a todos os que, um pouco por todo o mundo e através deste jornal, acompanham a informação do Presidente da Junta de Castelo do Neiva.

O mês em que se comemora o dia da liberdade é também o mês em que se realiza a reunião da Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal. Em Abril também se comemorou a Páscoa e neste caso a junta de freguesia procedeu às habituais limpezas das ruas de forma a chegar a toda a freguesia.

construção da nova rampa de acesso ao portinho de mar

No dia 7 de abril o executivo reuniu em Castelo do Neiva para a preparação da nova empreitada a realizar na estrada que dá acesso à foz do rio Neiva. Depois do início da construção da nova rampa de acesso ao portinho de mar e da requalificação em curso da zona da praia, esta é uma nova empreitada que está prevista ter inicio brevemente.

A estrada será transformada numa via que fará parte da ciclovia que ligará Fão a Caminha. A circulação automóvel será apenas autorizada a veículos prioritários: ambulâncias, polícia, bombeiros, socorro a náufragos e proprietários que não tenham outro acesso. No local foram colocados mapas com a zona a intervir. Os proprietários que tenham dúvidas podem dirigir-se à junta de freguesia e colocar as questões.

 

As outras empreitadas continuam em execução, sendo que o facto mais relevante é ter-se verificado o início das obras na Rua do Rego do Negro. Esta rua, para além do saneamento básico ficará dotada de rede de águas pluviais, assim como será colocado pavimento que há muitos anos foi retirado.

Início das obras na Rua do Rego do Negro

Relativamente à empreitada da obra de rede de drenagem de águas residuais e rede de abastecimento de água que está a ser feita em moldes, o empreiteiro brevemente irá lançar outra frente de trabalho de forma a dar um andamento mais rápido à empreitada. Até agora a obra não tem avançado tão rápido como o esperado devido à natureza do terreno. O terreno desmorona-se com facilidade e por isso é necessário maiores medidas de proteção e cuidados na execução dos trabalhos.

Foram, também no dia 7 e mais tarde no dia14, realizadas duas reuniões no sentido de organizar a “Prova do Triângulo 2015”. Este ano, a prova, terá inicio e término em Castelo do Neiva. E será organizada pelas juntas de freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha e pelas associações Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) e Associação Cultural de Chafé.

No dia 9 de abril, a convite da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) estive presente na 4ª sessão temática de trabalho “Poder Local, Saber Local” que se realizou no forte Santiago da Barra em Viana do Castelo.

Na segunda feira dia 13 de abril teve lugar no Teatro Sá de Miranda a Assembleia Municipal de Abril. Nesta Assembleia, entre outros assuntos, foi discutido o relatório de atividades e documentos de prestação de contas da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados.

No dia 16 de abril deslocou-se a Castelo do Neiva o responsável pela Recolha e Valorização de Resíduos Sólidos para reforçar alguns pontos de recolha do lixo e melhorar as condições em alguns dos pontos de recolha mais problemáticos em Castelo do Neiva. Foi solicitado o reforço dos contentores na rua do Rio Neiva, a alteração da disposição dos contentores na rua Monte de Baixo e em dois pontos na avenida de Moldes e ainda a passagem do itinerário pela rua do Reguinho.

Neste tema da recolha do lixo chamo mais uma vez a atenção para a deposição do lixo nos contentores. É obrigatório ensacar o lixo que se deposita no contentor assim como é proibido depositar relva ou qualquer tipo de vegetação. Existe um numero grátis (808 200 282, só dá para ligar de telefone fixo) para os serviços municipalizados recolherem gratuitamente sofás, colchões e eletrodomésticos assim como vegetação resultante da limpeza dos jardins. Não há motivo para entupir os contentores ou depositar em locais impróprios com estes materiais.

No dia 16 de abril estive presente na reunião de obra do Polis Litoral no sentido de me inteirar sobre o andamento da obra e fazer algumas sugestões que me vão chegando pelos moradores.

No dia 18 de abril, a convite do Presidente da Câmara, estive presente na cerimónia de entrega do prémio “Estação Imagem 2015” prémio internacional de fotojornalismo que se realizou na Biblioteca Municipal.

Domingo dia 26 de abril marquei presença no “Concerto de Abril” que se realizou no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva. Deixo os meus parabéns por mais um espetáculo proporcionado pela Associação Musical de Castelo do Neiva.

 

Avisos importantes:

Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) podem ligar para o número grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.

Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia.

Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano em vigor, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.