Segunda, 15 Outubro 2018

construção da ponte sobre o rio Neiva

Caros amigos, gostaria de deixar aqui os meus melhores cumprimentos a todos os leitores, em especial aos Castelenses que acompanham esta informação mensal. Informação esta que utilizo, também, para chamar a atenção aos Castelenses para alguns assuntos importantes. Para além dos avisos que todos os meses acompanham esta informação, nesta edição chamo particular atenção para a nova lei da limpeza das matas, nas zonas assinaladas pela Câmara Municipal e junto às habitações.

Preocupa-me o facto de, nesta altura, ver poucos proprietários a cortar os pinheiros e os eucaliptos e até mesmo a realizar a limpeza da vegetação segundo as novas regras. Lembro que têm até ao dia 15 de março para limpar numa faixa de 50m das habitações, e até 30 de abril nas áreas assinaladas pela câmara municipal e que estão ao dispor na Junta de Freguesia para consulta. A partir destas datas as autoridades vão passar multas. Mais, a partir destas datas poderão ver, nas vossas propriedades, equipas a cortar as árvores e ainda por cima ver chegar a casa uma conta para pagar. Este ano a limpeza dos terrenos é para levar a sério!

Mesmo em início de mandato há obras muito importantes a decorrer na nossa freguesia, nomeadamente a construção da ponte sobre o rio Neiva e a construção da rede de saneamento.

Relativamente à ponte pedonal a sapata na margem de Castelo do Neiva está terminada. Os trabalhos desenrolam-se na margem da freguesia de Antas, onde há maior volume de construção. Espera-se que em meados da primavera a ponte esteja pronta para a inauguração.

 

iniciados trabalhos na rua do Pecuré

No que diz respeito à rede de saneamento foram iniciados trabalhos na rua do Pecuré. Entretanto as ligações que foram pedidas pela Junta de Freguesia estão já realizadas. Lembro que no projeto algumas quelhas não estavam contempladas e por isso a Junta de Freguesia solicitou aos Serviços Municipais o prolongamento da rede até às habitações dessas quelhas. A Junta de Freguesia está afazer de tudo para que não fique nenhuma habitação sem ligação ao saneamento.

Nesta zona do Lugar da Areia algumas ruas estão pavimentadas em betuminoso. Por isso, só quando estas ruas tiverem os tubos colocados é que se procederá à pavimentação pois é mais conveniente para a realização dos trabalhos. Peço, portanto, um bocado de paciência aos moradores e a todos que têm de circular nestas ruas.

A Junta de Freguesia, assim como o Presidente da Câmara, continua a acompanhar a situação da falta de médicos na Extensão de Saúde de Castelo do Neiva.         O Dr. Rui Teixeira, do conselho de administração da ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, transmitiu-me que, uma vez que a Extensão de Saúde de Castelo do Neiva (polo usf arquis nova) é uma unidade de saúde familiar, a substituição de médicos em ausência prolongada é obrigatória. No entanto, para haver médicos disponíveis terá de se esperar pela contratação por parte do governo de novos médicos, que ao que tudo indica será breve, pois sabemos que há falta de médicos para satisfazer as necessidades das extensões de saúde.

No dia 25 de Fevereiro realizou-se na Igreja paroquial de Castelo do Neiva um concerto organizado pela Câmara Municipal intitulado “Os Sons do Caminho Português da Costa”. Foi mais uma iniciativa para promover o Caminho Português da Costa e a nossa igreja. Os presentes assistiram a um concerto de grande qualidade oferecido pelo grupo Artmusic Ensemble o qual integra uma nossa conterrânea.

A Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e a Junta de Freguesia estão a trabalhar no sentido de alertar as entidades responsáveis para o assoreamento do canal de navegação na entrada do portinho de Castelo do Neiva. Ao que tudo indica a areia que desapareceu da restinga de Esposende foi depositada neste local, pondo em perigo a circulação das embarcações de Castelo do Neiva. O Presidente da Câmara já está informado desta situação que se quer resolvida o mais rápido possível.

Se correr como planeado, no mês de março, o processo da obra dos armazéns de aprestos dos pescadores estará pronto para se dar inicio à obra que decorrerá este ano. Também a construção da nova lota será uma realidade em 2018,uma vez que o projeto está praticamente concluído. São boas noticias para os pescadores e para Castelo do Neiva que vê mais dois grandes investimentos a serem feitos no sentido de melhorar as condições de vida dos Castelenses.

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.