Quarta, 13 Novembro 2019

trabalhos de pavimentação da rua dos cantinhos

O mês de agosto é um mês especial. É um mês que, no nosso âmago, mesmo trabalhando sentimo-nos em férias. Sentimo-nos em festa, sentimo-nos felizes.

Estes sentimentos não estão dissociados da chegada dos nossos familiares e amigos emigrantes, das festas populares da nossa freguesia, das idas à praia e de um maior contacto com a natureza proporcionado pelo bom tempo. Por isso, aproveitem este mês de agosto para serem felizes.

Ainda no mês de junho, no dia 24, reuni com o Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo Jorge Sárria, para lhe apresentar um projeto desportivo para Castelo do Neiva.

No dia 25 estive presente no encontro, que se realizou em Viana do Castelo, intitulado “Literacia do Oceano” onde a principal oradora foi a Ministra do Mar.

No dia 26 de junho realizou-se a Reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva.

No dia 28 de junho foi a vez de se realizar a Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

Nesta reunião fui eleito, pela Assembleia Municipal de Viana do Castelo, o seu representante na Comissão de Revisão do PDM. A minha candidatura foi proposta pelos Presidentes de Junta Independentes e pelo Partido Socialista. É por isso uma honra, como Presidente da Junta de Castelo do Neiva, ser eleito para esta comissão depois de já ter sido nomeado para a Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal. Encaro estas tarefas com toda responsabilidade, agradecendo a confiança depositada em mim, que certamente não estará dissociada do trabalho realizado à frente da junta de freguesia e da minha postura enquanto presidente de junta e deputado municipal.

No dia 29 de junho realizou-se o festival “Jangada 2019” do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Marquei presença na receção aos grupos convidados, assistindo ao lançamento da jangada e a uma breve atuação junto ao portinho de mar. O vereador Luís Nobre esteve presente ficando agradado com esta iniciativa cultural. Muitos parabéns ao GFECN pelo magnífico evento.

O mês de julho foi um mês de muito trabalho na junta de freguesia. De seguida, farei referencia às ações mais relevantes realizadas neste ultimo mês.

No dia 2 de julho reuni com o Vereador da coesão territorial, Luís Nobre, no sentido de avaliarmos as competências que mais interessam a Castelo do Neiva para serem transferidas da Câmara Municipal para a junta de freguesia.

No dia 3 de julho, solicitei ajuda técnica ao arqueólogo da câmara municipal no sentido de avaliar dois fragmento de cerâmica encontrados no lugar de moldes.

No domingo dia 7 de julho, estive presente na assinatura de um protocolo entre o G. D. Castelense e a Câmara Municipal para a aquisição de uma carrinha. Nesta manhã dedicada ao desporto, estiveram presentes o Presidente da Câmara José Maria Costa, o Vereador do desporto Vítor Lemos, o Vereador do urbanismo Luís Nobre e o Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo Jorge Sárria.

Aproveitando a oportunidade de estarem presentes as maiores figuras da Câmara Municipal, a Freguesia de Castelo do Neiva e a Associação de Futebol de Viana do Castelo assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento do futebol de praia em Castelo do Neiva. Este é um projeto desta junta, que foi apresentado tanto à Câmara Municipal como à Associação de Futebol de Viana do Castelo, merecendo os maiores elogios pelo trabalho realizado, pela ideia apresentada e pelas condições do local para instalar as infraestruturas. O trabalho de casa tinha sido feito, já tínhamos a ideia em papel e assim foi mais fácil demonstrar e convencer as entidades a apostar neste projeto. Pretende-se que Castelo do Neiva tenha condições para receber provas do mais alto nível.

A situação do saneamento na Rua dos Pescadores já está resolvida e a tubagem foi retificada. Assim os moradores podem entrar em contacto com os Serviços Municipais para se ligarem à rede.

Também na zona do lugar da Areia e do Lugar da Junqueira, o moradores devem deslocar-se à sede dos Serviços Municipais para solicitar a ligação ao saneamento. A obra está terminada e os servidos devem ligar-se.

Todos pedem e exigem saneamento, criticam porque a freguesia deveria ter uma taxa de cobertura maior, mas depois analisamos os dados e verificamos que 50% das habitações servidas pela rede não se ligam... incompreensível!

Deixo também um alerta; verificava-se que muitas habitações enviavam para a rua água de máquinas e tanques de lavar roupa. Se antes das obras estas situações eram inaceitáveis, agora, com a rede de saneamento construída serão alvo de fiscalização e os casos detetados serão comunicadas às autoridades. Creio que todos estes casos foram resolvidos com a ligação à rede, mas nunca é demais alertar para as boas práticas ambientais.

Continuam os trabalhos de pavimentação da rua dos cantinhos, falta agora uma pequena área junto à rua do Giestal. [fotografia]

Durante o mês de julho tenho estado presente nas reuniões das obras da Polis Litoral em curso; Obra da construção dos armazéns de aprestos; obra da construção da nova lota e obra da construção da ligação da ecovia à nova ponte.

Os armazéns estão prontos. No entanto, em relação à casa do guincho o Comandante da Capitania e eu não concordamos com a solução prevista, quer por motivos de segurança quer pela organização da circulação de pessoas e veículos. Por isso, apresentei uma proposta que foi aceite pelo projetista, pelo dono da obra e teve o apoio do Comandante da Capitania. A obra ficará suspensa nesta altura de férias voltando depois para a conclusão destes pormenores.

Relativamente à ecovia de ligação à ponte, os trabalhos já se iniciaram com a marcação do traçado e com a limpeza da zona de intervenção.

Na construção da nova lota não há nada a assinalar. A obra decorre normalmente e a bom ritmo e espera-se que em dezembro esteja concluída.

Na praia, junto às instalações sanitárias de apoio aos banhistas, foi construída uma plataforma em madeira e melhorado o passadiço. Também se está a renovar a ligação de infraestruturas a este local para no futuro ser construído um novo apoio de praia. Todos os anos, na reunião de preparação da época balnear, tenho pugnado por um apoio de praia novo, condizente com a qualidade da nossa praia. O existente apresenta-se muito degradado, com deficiências graves no acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Espero que este seja o último ano deste apoio.

No dia 12 o executivo esteve presente no jantar de angariação de fundos do GRECANE. Presente esteve também o vereador da coesão territorial Luís Nobre. Este encontro serviu também para assinalar os 44 anos de atividade do grupo.

No dia 15 de julho, segunda feira, estive presente na inauguração da eletrificação da linha do Minho que teve lugar na Estação de Viana do Castelo e onde esteve presente o Primeiro Ministro.

O dia 17 ficou marcado pela inauguração da ponte pedonal que liga Castelo do Neiva à freguesia de Antas. O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, marcou presença assim como presentes estiveram os Presidentes de Câmara de Viana do Castelo e Esposende.

No dia 20 a convite do Presidente da Junta de S. Romão de Neiva, Manuel Salgueiro, visitei o primeiro encontro das associações da freguesia vizinha. Agradeço o convite e espero que esta festa seja para repetir. As associações de S. Romão de Neiva merecem.

No dia 25 de julho, dia de S.Tiago, padroeiro de Castelo do Neiva, estive presente da Eucaristia que assinalou não só esta data mas também o início das festividades em honra de S.Tiago.

Do dia 25 ao dia 28, a festa marcou, sem alguma dúvida, o quotidiano da freguesia. A festa cresce de ano para ano, Graças fundamentalmente à Comissão de Festas, à Associação Apoio ao Peregrino do Caminho da Costa e ao Padre Xavier Moreira. De realçar a presença de D. Celestino Lores Rosal presidente da Fundação do Caminho de Santiago e da Associação dos Amigos do Caminho Português para Santiago. Uma palavra especial para o Padre Xavier e para o José Adriano, que com as suas respetivas equipas fizeram um magnifico trabalho. Um bem haja a todos!

 

AVISOS

Lixo-: Para se livrarem de sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc... Liguem para o número 258 806 986, vá ao sítio https://portal.smsbvc.pt/rsu/plano-de-recolha-de-monstros, ou envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a recolha é gratuita.

Não coloquem material vegetal nos contentores: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa e a recolha, feita pelos serviços municipais é gratuita. Liguem para os contactos indicados em cima

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o as avarias da EDP 800 506 506, ou para a Junta de Freguesia – 258 028 256 identifique a rua e o número de porta mais próximo do poste.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2019, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: Os proprietários que confrontam com linhas de água são responsáveis pela sua limpeza. Lei n.º 58/2005; Artigo 34.º; ponto dois; alínea b). Portanto, devem manter as linhas de água desobstruídas.