Domingo, 23 Setembro 2018

Prova do Triângulo 2018

[Prova do Triângulo 2018]

Caros conterrâneos neste início de verão cumprimento todos vocês com desejo de muita saúde e, se for o caso, de boas férias.

Como é habitual apresento esta informação para abordar os temas e as atividades mais importantes da junta de freguesia realizados no último mês.

No dia 7 de junho reuni com o Presidente da Câmara, com a equipa técnica da Polis Litoral, e com a empresa vencedora da obra de construção de armazéns de aprestos para os pescadores na Pedra Alta. A obra terá início brevemente, possivelmente antes de agosto, e começará pela rua a norte dos atuais armazéns. Para além dos armazéns está previsto um espaço para reparação de embarcações e um posto de venda combustível. A construção da nova lota, embora mais atrasada, está prevista para o início do próximo ano.

No dia 8 de junho estive presente na reunião de preparação para a limpeza da praia na próxima época balnear.

O executivo esteve presente no jantar de apresentação do cartaz da festa em honra da Nossa Senhora dos Emigrantes, que se realizou no dia 9 de junho. Faço votos para que a festa seja um grande sucesso; de resto como é habitual.

No dia 12 de junho estive presente numa reunião com o Presidente da Câmara, onde estiveram os presidentes de junta da margem sul do rio Lima, no sentido de entregar uma petição a contestar o fecho, no final deste mês, do balcão da Caixa Geral de Depósitos em Darque. Este balcão, único na margem sul, serve cerca de 30 mil habitantes.

No dia 15 de junho estive presente na manifestação em Darque contra o encerramento da Caixa Geral de Depósitos.

No dia 17 de junho realizou-se a “Prova do Triângulo 2018”. Este ano a prova teve partida e chegada em Castelo do Neiva e, como é habitual, percorreu as freguesias de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha. A organização desta prova fica a cargo das três juntas de freguesia e das seguintes associações: Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE), a Associação Cultural de Chafé (ACC), a Associação Desportiva e Cultural de Anha (ADCA).

Devo agradecer principalmente ao Sérgio Fernandes, que acompanhou a preparação da prova desde o início e tenta sempre levar esta prova, e o desporto em Castelo Do Neiva, a um patamar superior. Os agradecimentos ao Sérgio Fernandes nunca serão demais para o trabalho que tem realizado, tanto no Castelense como no apoio às atividades desportivas da Junta de Freguesia.

Deixo também um agradecimento especial ao Ricardo Dias, atleta do Sporting Clube de Portugal, por ter aceite o convite para apadrinhar da prova e por todo o trabalho realizado, tanto na organização, como na angariação de atletas para a prova, foi muito importante para o sucesso da prova.

Agradeço também todo o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que é fundamental para a realização da prova, e aos seus técnicos, Sérgio Fernandes e Bruno Gigante pelo apoio na realização do evento.

Deixo também um agradecimento aos atletas, patrocinadores e todas as pessoas que colaboraram nesta edição da Prova do Triângulo.

No dia 19 de junho marquei presença numa reunião com o Presidente da Câmara para abordar a questão da constituição de uma empresa intermunicipal para gestão do abastecimento de água e saneamento básico.

No dia 22 de junho estive presente na vistoria, realizada por várias entidades, à praia de Castelo do Neiva. Como estavam garantidos todos os requisitos o resultado foi favorável. Entretanto está a ser substituído um dos passadiços de acesso à praia, ficando este mais elevado para não colidir com a duna, como se verificava anteriormente. Recordo que, segundo a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a praia de Castelo do Neiva é a única praia do nosso concelho que tem “zero de poluição”. Isto significa que não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

No dia 24 estive presente no almoço de apresentação do cartaz da festa em honra de Nossa Senhora da Guadalupe. O executivo faz votos para que tudo corra conforme os desejos da Comissão de Festas.

No dia 27 de junho realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia que tem lugar sempre neste mês de junho. Nesta reunião entre outros pontos foram apresentadas todas as obras em curso e aquelas que terão início este ano.

No dia 28, a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, deslocou-se a Castelo do Neiva, a meu pedido, para avaliar e analisar o pedido para a instalação do centro de dia e possivelmente outras valências no edifício da antiga escola Fieiros do Mar. Vamos trabalhar para conseguir este importante serviço e apoio social para Castelo do Neiva, sabendo que estaremos sempre dependentes da Segurança Social para a instalação deste serviço social.

 

rua Sr. Dos Milagres, a iniciar a pavimentação

[Rua Sr. Dos Milagres, a iniciar a pavimentação]

As obras da ampliação da rede de água e saneamento continua a bom ritmo. Atualmente existem duas frentes de obra uma na rua Sr. Dos Milagres, a iniciar a pavimentação e outra na rua Fonte da Ermida a terminar a pavimentação. infelizmente a taxa de ligação à rede de saneamento anda na ordem dos 50%. Tem sido feito um grande esforço, e tem sido uma luta muito grande, para trazer saneamento para Castelo do Neiva. Mas, das habitações servidas pela rede, apenas metade delas se ligaram. Espero que mais Castelenses se liguem à rede, de forma a termos argumentos para continuar com a ampliação da rede e principalmente para aumentar a qualidade ambiental na nossa freguesia.

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.