Segunda, 21 Agosto 2017

Caros conterrâneos, deixo a todos os meus cumprimentos inclusive a todos aqueles que se encontram longe da terra natal e acompanham a informação mensal do Presidente da Junta.

O mês Julho dá inicio às festas da nossa terra, e começamos pela festa em honra de S.Tiago, nosso padroeiro, nos dias 24, 25 e 26 de julho. Entretanto serão levados a cabo outros eventos, nomeadamente o Festival de folclore Jangada 2015 a realizar-se no dia 4 de julho e a Prova do Triângulo na manhã do dia 5 de julho.

Rua Rego do Negro

No inicio do mês de junho, as obras de substituição da cobertura da escola fieiros do mar, foram concluídas. O objetivo da intervenção foi a remoção da cobertura de amianto existente. A junta de freguesia disponibilizou o centro cívico para receber os alunos e aí esperarem pelo transporte para a freguesia vizinha Chafé. Esta escola acolheu os alunos de Castelo do Neiva durante o período em que decorreram as obras. A carrinha da junta de freguesia garantiu o transporte de alunos até ao centro cívico. Brevemente será, também, substituída a vedação do terreno da escola junto à rua, pois esta estrutura apresenta sinais de degradação, nomeadamente na estrutura metálica.

A pavimentação da área alargada da Rua dos Loureiros, iniciada em maio foi concluída.

No dia 5 de junho Castelo do Neiva recebeu a Polis Litoral. A comitiva, composta pelos Presidentes da Câmara de Viana do Castelo e Esposende, pelo gestor da Sociedade Polis Litoral Norte e responsáveis da obra, presenciaram a abertura da rampa de acesso ao portinho de mar.

Entretanto seguem as restantes empreitadas. Neste momento está a ser removida a pedra do palhordinho para ser mais fácil a navegação das embarcações de pesca no acesso à praia. A praia da bandeira azul encontra-se agora com um bom areal, depois de ser depositada areia proveniente da área junto ao portinho. E as ruas continuam a ser pavimentadas, depois de receberem as infraestruturas.

No dia 6 de junho e no seguimento de anos anteriores, o Agrupamento dos Escuteiros de Castelo do Neiva realizaram, com a participação da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva, uma campanha de limpeza na praia de Castelo do Neiva. A Junta de Freguesia providenciou sacos, luvas e um lanche para esta iniciativa. Um agradecimento especial ao Sr. Manuel Vitorino pela oferta de sacos. Mais uma vez os escuteiros estão de parabéns pela iniciativa

No dia 16 de junho teve lugar, na Câmara Municipal, uma reunião com todos os presidentes de junta no sentido de preparar a festa da Nossa Senhora da Agonia.

A Radio Alto Minho está a preparar um programa sobre dois eventos que se realizarão em Castelo do Neiva. No dia 19 de junho esteve no centro cívico para ouvir o Presidente da Junta.

A prova do triângulo está mesmo a acontecer. No dia 22 de junho realizou-se uma reunião entre os organizadores para ultimar os preparativos.

O novo sítio eletrónico da junta de freguesia já se encontra disponível, com uma nova imagem e novos conteúdos. Quem tiver material que queiram ver no site (artigos, fotografias, etc...) pode enviar para o endereço eletrónico da junta de freguesia.

Na Rua Velha da Igreja, no âmbito da construção de uma obra particular, o proprietário disponibilizou-se para pavimentar todo o perfil da rua, e não só a área do alargamento da sua responsabilidade. Como é usual a junta de freguesia fazer, o acordo foi a autarquia fornecer o cubo e a areia e o dono da obra suportar as custas da mão de obra.

Procedeu-se à limpeza do lavadouro na Rua da Fonte. A junta de freguesia vai proceder à consolidação dos muros envolventes de forma a tornar a fonte de novo utilizável.

O ponto de recolha de resíduos domésticos, no encontro da rua Monte de Baixo com a Rua de Cima está a ser alvo de um arranjo. A junta de freguesia pretende com esta intervenção que os utilizadores tenham mais cuidado ao depositar o lixo no local e minimizar os problemas criados aos vizinhos. Esta intervenção teve a participação dos serviços municipalizados com o fornecimento do material para a realização da obra.

Reconstrução de alminhas e alargamento da Rua do Passadiço

A Rua do Passadiço, no seu inicio, junto à Avenida Central encontra-se em obras. Esta intervenção tem duas finalidades; a reconstrução das alminhas existentes no local do muro de suporte que se encontrava em risco de ruir, aproveitando-se para realizar um pequeno alargamento.

Avisos importantes:

Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.

Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da Junta de Freguesia.

Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e numero de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.