Domingo, 25 Setembro 2022

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Esta é a última informação do mandato 2017-2021 e primeira informação depois das eleições autárquicas 2021, nas quais o povo manifestou a vontade inequívoca de continuidade. E por isso, continuarei mensalmente a escrever esta informação para todos os Castelenses.

Dia 4 de setembro realizou-se a reunião dos partidos para a composição das Mesas na Assembleia de voto de Castelo do Neiva.

No início deste mês de setembro, a Junta de Freguesia continuou a protestar, junto do Presidente da Câmara e das Águas do Alto Minho, contra a forma em como as obras de substituição da conduta de água pública estão a decorrer. Com sinalização insuficiente, com as valas sem material, com o material das valas a ser projetado para as entradas das habitações, etc... De facto esta obra correu sempre de forma deficiente. Entretanto, foi colocado o piso provisório e a pavimentação da avenida central terá início nos próximos dias.

No dia 10 solicitei uma reunião com o Centro Social e Paroquial para acertar horário da receção dos alunos do pré escolar da EBI de Castelo do Neiva.

No dia 13 de setembro foi emitido o programa do Porto Canal, dedicado à Memória e Identidade de Viana do Castelo. Este programa foi filmado também na Praia de Castelo do Neiva e no museu do sargaço.

No dia 18 a empresa Eurostyle Systems realizou uma limpeza na praia de Castelo do Neiva. Agradeço à Eurostyle Systems pela consciência ambiental e por ter tornado a praia de Castelo do Neiva mais limpa. De facto todos os dias muito plástico doméstico e material de pesca dá à costa de Castelo do Neiva.

No dia 22 estive presente numa audição entre o tribunal da comarca de Viana do Castelo e uma idosa em família de acolhimento para garantir a ligação em videoconferência, que foi solicitada por este tribunal.

Na sexta feira dia 24 foi dia de levantar o material autárquico e instalar as mesas de voto no pavilhão da escola EBI de Castelo do Neiva. Nestas eleições o número de mesas aumentou para cinco.

No domingo dia 26 de setembro realizaram-se as eleições autárquicas 2021. Foram chamados a votar 3116 Castelenses dos quais 1446 eleitores exerceram o seu direito. A Lista Independente por Castelo do Neiva foi a mais votada com 1034 votos e 7 mandatos na Assembleia (71,51%). Por sua vez, a coligação PPD/PSD| CDS-PP ficou-se pelos 297 votos e 2 mandatos(20,54%).

Com estes resultados o atual executivo continuará a governar a freguesia nos próximos 4 anos.

Para a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Partido Socialista venceu as eleições por maioria, o que quer dizer que o atual Vereador Luís Nobre passará a ser o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Agradeço e felicito todos os que integraram as mesas de voto, e foram 25 elementos, pelo excelente trabalho.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19