Domingo, 31 Maio 2020

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

reconstrução da ponte do Sebastião

Caros Conterrâneos aproveito esta informação para cumprimentar todos os leitores e enviar um cumprimento especial a todos os emigrantes Castelenses que acompanham este artigo com muito interesse, tanto no jornal Monte do Castelo como no sítio eletrónico da Junta de Freguesia.

No sentido de dar início ao processo de reconstrução da ponte do Sebastião convoquei uma reunião com o Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo Luís Nobre, com o Vereador da Câmara de Esposende Sérgio Mano e com o presidente da junta da freguesia de Antas José Viana. Na reunião, do dia 4 de fevereiro, ficou decidido elaborar um plano técnico de ação, para avançar rapidamente com o pedido de autorização às entidades competentes. Esperamos estar em condições de avançar para a reconstrução na altura em que o rio permita a intervenção.

No dia 5 de fevereiro estive presente na apresentação da administração da A.d.A.M. (Águas do Alto Minho) aos presidentes de junta das freguesias de Viana do Castelo. Nesta reunião foram apresentadas as principais linhas estratégicas e as obras previstas para este ano, nas quais se encontra a construção da rede de saneamento na rua de Sendim e Rua dos Pedrões. O início desta obra, em Castelo do Neiva, atrasou-se, devido à formalização desta empresa, que desde o dia 1 de janeiro vai gerir o abastecimento de água e a rede de saneamento no nosso concelho e na maior parte do distrito de Viana do Castelo.

No âmbito do “Cidadania e Forças Armadas” assisti, no dia 6 de fevereiro, à palestra realizada pelas Forças Armadas aos deputados da Assembleia Municipal. Este evento realizou-se na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa

No dia 18 de fevereiro realizou-se o habitual encontro dos presidentes das juntas de freguesia independentes com o Presidente da Câmara e o Vereador da coesão territorial. Este encontro realiza-se sempre antes das assembleias municipais e serve para abordar os assuntos das freguesias e do concelho.

A convite do mega agrupamento de escolas do Monte da Ola, na pessoas da diretora Conceição Fernandes, estive presente na cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2018/2019. Endereço a todos os alunos premiados os parabéns.

No dia 22 de fevereiro acompanhei a Assembleia Municipal de Viana do Castelo, o executivo da Câmara Municipal e os meus colegas Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia na visita ao aterro da Resulima - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A. em Vila Fria. Este aterro terminará no início de 2021 e será substituído pelo novo aterro, que está a ser construido em Paradela (Barcelos).

 

alargamento da Rua Sr.ª das Vitórias

O alargamento da Rua Sr.ª das Vitórias está, para já, concluído. Logo que não haja água a circular na via vamos avançar para a pavimentação da área alargada de forma a ser possível uma boa circulação.

O alargamento feito na rua das Curtinhas está pavimentado. Vamos de seguida dar continuidade ao restante alargamento e respetiva pavimentação. O objetivo é ligar esta rua à rua de Baixo.

 

Continuam os trabalhos da construção da ecovia.

Continuam os trabalhos da construção da ecovia. Ainda sem prazo de conclusão prevejo que, com a melhoria das condições atmosféricas, os trabalhos se realizem com mais celeridade.

Também estão a decorrer os trabalhos da construção da nova lota na Pedra Alta. Por sua vez os armazéns de aprestos estão concluídos mas continuamos à esperamos que a polis obtenha a entrega definitiva da obra para os pescadores poderem usufruir das novas instalações.

Finalmente foi colocada iluminação pública na Quelha dos Fieiros. O pedido já tinha sido feito há muito tempo e só agora é que se tornou realidade, por isso é digno de nota.

Para finalizar, gostaria de deixar os parabéns aos organizadores da festa de angariação de fundos para o GRECANE em Toronto. Os nossos emigrantes no Canadá continuam a ser solidários com a freguesia e com as suas associações. O trabalho do GRECANE, realizado ao longo dos últimos 45 anos, é notável. Com as diversas atividades, o grupo preserva, divulga e mantém viva, não só a nossa cultura como também a nossa identidade como Castelenses. Penso que esta festa é precisamente o reconhecimento que este grupo merece e que ganha outra dimensão sendo realizado junto dos emigrantes, que sei, muitos deles, durante muito tempo, foram membros do rancho folclórico. Bem hajam!

 

 

AVISOS

Lixo-: Para se livrarem de sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc... Liguem para o número 258 806 986, vá ao sítio https://portal.smsbvc.pt/rsu/plano-de-recolha-de-monstros, ou envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a recolha é gratuita.

Não coloquem material vegetal nos contentores: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa e a recolha, feita pelos serviços municipais é gratuita. Liguem para os contactos indicados em cima

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o as avarias da EDP 800 506 506, ou para a Junta de Freguesia – 258 028 256 identifique a rua e o número de porta mais próximo do poste.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2019, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: Os proprietários que confrontam com linhas de água são responsáveis pela sua limpeza. Lei n.º 58/2005; Artigo 34.º; ponto dois; alínea b). Portanto, devem manter as linhas de água desobstruídas.

Mensagens Anteriores