Segunda, 24 Fevereiro 2020

Ponte do Sebastião

Chegados a 2020 desejo a todos os Castelenses e amigos um bom ano. Como escrevi na informação do mês passado o ano de 2019 foi muito positivo para a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. Neste novo ano trabalharemos para que 2020 fique também marcado pelo desenvolvimento da nossa freguesia em todas as áreas.

De seguida apresento alguma da atividade desenvolvida no ultimo mês de 2019.

Ainda em novembro, no dia 28, quinta feira, o presidente do conselho de administração dos Serviços Municipais, Vitor Lemos esteve em Castelo do Neiva para avaliar a possibilidade de melhorar a rede de águas pluviais da Quelha da Rua Velha da Igreja. As habitações a poente desta artéria estão a uma cota inferior a esta quelha que recebe muita água proveniente do adro.

Uma vez que vai haver uma intervenção de prolongamento da quelha devido à construção de duas habitações, será importante resolver a baixa capacidade de escoamento das águas pluviais.

No dia 2 de dezembro marquei presença no Jantar do motoclube Barrigas Negras. Agradeço o convite e faço votos de um bom ano de 2020.

Foi colocada iluminação alusiva ao Natal em vários pontos da freguesia e musica desde o centro cívico até ao centro paroquial. A Junta de Freguesia agradece às casas comerciais que colaboraram no fornecimento da energia elétrica para a iluminação. Nomeadamente à Casa Passos - Materiais de Construção, Lda.; Supermercado Viegas - Coviran; Pastelaria do Castelo – Rotunda, Albergue D.Nausti e ao Sr. Manuel Fernando Saleiro Dias

No dia 11 de dezembro acompanhei a direção, recém eleita, da Associação Musical de Castelo do Neiva à Câmara Municipal a qual foi apresentada à Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro.

No dia 13 de dezembro realizou-se uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Viana da Castelo. Nesta reunião foram discutidos os pontos apresentados pelo Presidente da Câmara.

No dia 14 de dezembro estive presente na missa em honra dos presidentes do Grupo Desportivo Castelense já desaparecidos. Depois da missa acompanhei as famílias numa singela cerimónia, no cemitério de Castelo do Neiva, realizada pelo Padre Xavier.

Esta cerimónia esteve ligada ao Jantar de angariação de fundos realizado em Toronto, para a construção da bancada nova do Grupo Desportivo Castelense. Mais uma vez, os Castelenses emigrados no Canadá se juntaram para ajudar o nosso clube desportivo, que apresentaram grandes resultados nas provas de S.Silvestre de Caminha e Viana do Castelo.

Deixo os meus parabéns a toda a equipa que organizou esta festa e a todos os que para ela trabalharam.

No mesmo dia 14 marquei presença no Jantar de Natal da Associação Pedra D'água. Agradeço o convite e faço votos de um 2020 cheio de atividades.

Mesmo não tendo sido entregue a obra dos armazéns de aprestos, a Junta de Freguesia realizou no dia 18 de dezembro a distribuição dos armazéns, por sorteio, aos armadores. Felicito todos os pescadores pela forma ordeira como decorreu a reunião de trabalho. Agora vamos esperar que o empreiteiro entregue a obra e que seja dada autorização para a celebração dos contratos de aluguer e a respetiva ocupação dos armazéns.

No dia 21 realizou-se o Jantar de Natal para os funcionários da Junta de freguesia no qual de tivemos a honra da presença do Presidente da Câmara de Viana da Castelo, José Maria Costa.

No dia 24 de dezembro a junta de freguesia entregou 19 cabazes de Natal, sendo que cinco deles foram patrocinados pelo nossos conterrâneos, emigrados em França, Luís Gonçalves e sua esposa Maria Gonçalves. O Luís e a Maria são já conhecidos pelos seus atos solidários em Castelo do Neiva, tanto na oferta de cabazes, pelo Natal, como nas ações solidarias em conjunto com a Academia do Bacalhau de Paris. Em nome dos Castelenses, muito obrigado!

No dia 27 de dezembro realizou-se a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva na qual foi aprovado o orçamento para 2020, assim como o regulamento de taxas. Relativamente a este assunto o Executivo propôs manter o valor das taxas em vigor.

A Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, em conjunto com a Associação de Apoio ao Peregrino de Castelo do Neiva, tinha convidado, para serem confrades da Archiconfraria de Santiago de Compostela, os vereadores da Câmara Municipal Vitor Lemos e Luís Nobre, e também os Presidentes das Juntas de Freguesia de S. Romão de Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha, respetivamente Manuel Salgueiro, António Lima e Filipe Silva. Assim, no dia 30 de Dezembro, deslocámo-nos a Santiago de Compostela para a cerimónia de entronização dos novos confrades. Esta é também uma forma de reconhecimento a quem tem trabalhado em prol do Caminho e que, a partir de agora, vê a sua responsabilidade aumentada no que diz respeito ao apoio ao peregrino.

Ponte do Sebastião

As tempestades que assolaram o nosso território provocaram a subida das águas do rio Neiva e com isto, no dia 22 de dezembro, a derrocada da ponte do Sebastião. O Caminho de Santiago, que antes se fazia por esta ponte, teve de ser desviado para a nova ponte pedonal. O presidente da Câmara de Viana do Castelo afirmou que logo que possível a ponte do Sebastião será reconstruida. Esta intervenção deverá ser coordenada pelos Municípios de Viana do Castelo e Esposende. Agradeço ao José Adriano, Presidente da Associação de Apoio ao Peregrino de Castelo do Neiva pelo trabalho realizado na marcação do novo traçado do caminho.

alargamento da Rua Srª das Vitórias

Em dezembro foram iniciados os trabalhos de alargamento da Rua Srª das Vitórias. Agradeço aos proprietários pela cedência de terreno e a todos os utilizadores as nossas desculpas pelo condicionamento da rua. Esta é uma rua estratégica para o bom funcionamento do tráfego da Rua do Lameiro e para todos os moradores desta zona, e será, também uma alternativa à Rua de Sendim.

 

AVISOS

Lixo: Para se livrarem de sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc... Liguem para o número 258 806 986, vá ao sítio https://portal.smsbvc.pt/rsu/plano-de-recolha-de-monstros, ou envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a recolha é gratuita.

Não coloquem material vegetal nos contentores: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa e a recolha, feita pelos serviços municipais é gratuita. Liguem para os contactos indicados em cima

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o as avarias da EDP 800 506 506, ou para a Junta de Freguesia – 258 028 256 identifique a rua e o número de porta mais próximo do poste.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2019, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: Os proprietários que confrontam com linhas de água são responsáveis pela sua limpeza. Lei n.º 58/2005; Artigo 34.º; ponto dois; alínea b). Portanto, devem manter as linhas de água desobstruídas.

 

Mensagens Anteriores