Segunda, 21 Agosto 2017

Amigos Castelenses, faço votos de boas férias a todos, se for o caso, e bom trabalho a todos os que nesta altura do ano, por força da atividade exercida, não possam gozar o seu período de descanso em agosto.

Deixo também as boas vindas a todos os nossos emigrantes que entretanto chegaram a Castelo do Neiva e o desejo de boa viagem a quem se prepara para regressar à sua terra natal.

Recuperação dos esporões de proteção na praia

 

As audições dos alunos da Associação Musical de Castelo do Neiva marcaram o início do mês julho. No centro cívico, nos dias 2 e 3, perante uma sala cheia de familiares e amigos, os alunos deram mostras da sua aprendizagem durante o ultimo ano. Ficou assim demonstrado o bom trabalho de todos os alunos, professores e direção da escola, aos quais endereço os meus parabéns.

No dia 4, sábado, o executivo da Junta de Freguesia teve a honra de receber os ranchos folclóricos convidados para a realização do festival “Jangada 2015” organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Depois da receção e da visualização de um filme sobre a apanha do sargaço em Castelo do Neiva, os grupos tiveram a oportunidade de visitarem os museus do sargaço e arqueológico.

 

Na manhã do dia 5 de julho realizou-se a “Prova do Triângulo”. Este ano o início e o final da prova teve lugar na nossa freguesia, percorrendo, como é habitual, as freguesias de Chafé e Vila Nova de Anha. Deixo um agradecimento especial ao GRECANE por todo o trabalho realizado na organização do evento, assim como às Juntas de Freguesia de Chafé e Vila Nova de Anha, e ainda à Associação Cultural de Chafé, que em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizaram a prova.

A Junta de Freguesia agradece o convite para o jantar convívio que se realizou no dia 10 de julho para assinalar o 40º Aniversário do GRECANE. O grande número de pessoas e a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo reflete o dinamismo e a importância do grupo na promoção da cultura de Castelo do Neiva.

A comissão de festas da Nossa Senhora dos Emigrantes organizou no dia 12 a “Festa da Família“. A Junta de Freguesia dá os parabéns pela iniciativa que proporciona um dia de atividades para as famílias.

No mês de julho a rádio Alto Minho emitiu dois programas (A Nossa Terra) sobre dois eventos que se realizaram na nossa terra. No dia 19 o programa teve como tema a festa em honra a S.Tiago. No dia 26 foi a vez do moto-clube “Barrigas Negras” promover a concentração motard.

Realizou-se a 24, 25 e 26 a Festa em honra S. Tiago. Com a apresentação de um cartaz de excelência, a comissão de festas está a fazer da festa do padroeiro um evento que cresce de ano para ano. A caminhada no sábado e a procissão no domingo, são com certeza dois dos pontos mais altos. Deixo os parabéns ao Padre Xavier e à comissão de festas pelo trabalho realizado e pelo esforço na dinamização dos Caminhos de Santiago, não só neste fim de semana mas também ao longo do ano.

Na manhã do dia 26 realizou-se o “Trail das Azenhas”, prova que teve parte do percurso em Castelo do Neiva. A prova organizada pela Junta de Freguesia de Antas e pelo grupo “Correr Antas à Noite” teve o apoio da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. Foram mais de 500 participantes que percorreram um trilho entre a ponte do Sebastião e a ponte Neiva, passando pelo alto do Monte do Castelo. A Junta de Freguesia aproveitou para distribuir pelos participantes uma brochura promocional de Castelo do Neiva.

Devido a problemas de saúde, a Junta de Freguesia viu-se privada, no mês de julho, de dois funcionários. Para assegurar as limpezas das ruas previstas para este mês foi necessário a requisição dos serviços de uma empresa especializada.

Teve início no mês de julho a empreitada da recuperação dos esporões de proteção na praia. As restantes obras continuam a bom ritmo. Peço a compreensão dos moradores da zona do Pedra Alta, pois com as obras torna-se difícil circular por esta zona. Como devem compreender este tipo de obra tem de ser realizada no verão o que coincide com a época de mais movimento no local.

A Junta de Freguesia fez um pedido aos Serviços Municipalizados para que a pavimentação da avenida de moldes fosse realizada antes do mês de agosto uma vez que neste período se verifica um considerável aumento de tráfego.

A obra de reconstrução das alminhas e do muro de suporte na avenida Central junto à rua do passadiço está praticamente concluída. Faltando apenas a colocação de uma guarda metálica. Para a substituição do poste, que se encontra com uma acentuada inclinação, foi realizado o primeiro pedido em Março e daí para cá foram feitas várias diligencias nesse sentido. Esperamos a todo o momento a substituição do poste por parte da EDP.

Acabo esta informação convidando todos para os “fins de semana de agosto saudáveis” que se realizarão, na praia da bandeira azul, todos os sábados e domingos de agosto.

 

Avisos importantes:

Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o número grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.

Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da Junta de Freguesia.

Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.