Quarta, 17 Outubro 2018

Parque infantil - Castelo do Neiva

Caros Castelenses, deixo aqui, neste artigo, um cumprimento amigo para todos os quanto leem o jornal Monte do Castelo, em especial para todos os emigrantes Castelenses espalhados pelo mundo.

Este outono tem-se revelado atípico, com as temperaturas altas e o tempo seco a provocar alguns problemas em Castelo do Neiva, nomeadamente a pouca água existente nos poços e principalmente o incêndio que no dia 15 de outubro assolou a zona da Ladeira.

O incêndio que teve início nos campos junto à foz do rio Neiva e depressa se propagou ao pinhal pondo em risco habitações. A atuação dos bombeiros, a intervenção de muitos Castelenses, o apoio das cisternas dos agricultores de Castelo do Neiva e a ajuda que chegou das Juntas de Freguesia de S.Romão de Neiva e Chafé evitaram o pior.

Ajudou também o facto dos terrenos adjacentes às habitações, embora não cumprindo a distância regulamentar, estivessem minimamente limpos. Ficou bem patente a importância da limpeza da vegetação nos 50 metros próximos das habitações e espero que a população tenha ficado sensibilizada para esta necessidade.

Entretanto, o período crítico dos incêndios foi prolongado até 15 de Novembro. Sendo por isso proibida a realização de queimadas e fogueiras ao ar livre.

No dia 13 de outubro, sexta feira, o executivo da Junta de Freguesia esteve presente no jantar de aniversário do Moto Clube Barrigas Negras. O executivo agradece o convite e faz votos para que o moto clube continue a prosperar e que mantenha a colaboração com a Junta de Freguesia da mesma forma que tem vindo a colaborar.

No sábado, dia 14, estive presente na tomada de posse do Presidente da Junta de Freguesia de S.Romão de Neiva e instalação da nova Assembleia de Freguesia. As boas relações entre as duas freguesias tem vindo a ser produtiva como por exemplo a pavimentação da rua do Sol e a formação para aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

A convite da Comissão de Festas da Nossa Senhora dos Emigrantes estive presente, no domingo dia 15, num almoço organizado por esta comissão. Agradeço o convite e desejo o maior sucesso para a organização da próxima festa.

No dia 18 de outubro teve lugar no salão paroquial o baile da CSIF organizado pela Junta de Freguesia de Castelo do Neiva e Câmara Municipal de Viana do Castelo. Presentes estiveram cerca de 320 pessoas de várias freguesias de Viana do Castelo. Agradeço ao Padre Xavier por disponibilizar o espaço e a todas as pessoas que ajudaram na organização.

No dia 19, a Junta de Freguesia solicitou a presença dos técnicos da Câmara Municipal para no sentido de verificarem a necessidade do alargamento da travessa de S.Tiago, mais precisamente num terreno onde se encontra um muro em risco de ruir. Ficamos a aguardar pelo protocolo da Câmara para se efetuar a obra.

Também no dia 19 de outubro realizou-se a instalação da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva e a primeira sessão da Assembleia de Freguesia do mandato 2017/2021. Nesta primeira sessão, foram eleitos os vogais para a Junta de Freguesia e foram também eleitos os membros da Mesa da Assembleia.
Assim ficou assim constituída a Assembleia, após a votação :

Junta de Freguesia: Presidente da Junta - Paulo Torres (LICN); Tesoureiro - Paulo Lages (LICN); Secretária - Celeste Cunha (LICN)

Mesa da Assembleia: Presidente - Mateus Neiva (LICN); 1ª Secretária - Rosário Meira (LICN); 2ª Secretária - Manuela Rolo (LICN)

A Lista Independente por Castelo do Neiva elegeu, ainda, mais três mandatos para a Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva: José Santos (LICN); Rosalina Soares (LICN); Luís Rocha (LICN)

Para a Assembleia de Freguesia o PSD elegeu três mandatos:

José Adriano Rodrigues Fernandes (PSD); Judite Fagundes Festa (PSD); Vitor Rui Gomes Meira (PSD).

No dia 20 de outubro tomei posse na Assembleia Municipal de Viana do Castelo como deputado, fruto da minha eleição como Presidente da Junta.

A convite o reeleito Presidente da Junta de Freguesia de Chafé estive presente na tomada de posse e instalação da Assembleia de Freguesia de Chafé. Agradeço o convite e faço votos de um bom mandato.

No sábado, dia 28, estive presente na apresentação do documentário sobre a Associação Musical de Castelo do Neiva intitulado “Ecos no Castelo” autoria da aluna Raquel Gonçalves.

No mesmo dia estive presente, a convite da Comissão de Festas de S.Tiago, num jantar convívio da referida Comissão. Agradeço o convite e faço votos para que a próxima festa seja um sucesso.

No dia 30, a meu pedido, a Vereadora responsável pela Educação realizou uma visita à escola EBI de Castelo do Neiva. Neste início do ano letivo foram muitas as queixas que recebi de encarregados de educação relativas a vários assuntos e achei por bem solicitar uma visita no sentido de se verificar no local o motivo das queixas.

Nesta visita foram abordados vários temas. Um dos assuntos foi o funcionamento da cantina no que diz respeito às refeições. Foi realizada uma avaliação depois de termos almoçado na referida cantina. Neste almoço surpresa esteve também presente a nutricionista da Câmara Municipal a qual verificou que as refeições e a ementa estão adequadas em termos nutricionais, de qualidade e quantidade.

Com a presença dos coordenadores da escola e com a diretora do agrupamento verificou-se que estão, também, em curso vários melhoramentos no estabelecimento de ensino, nomeadamente o parque infantil e a construção de duches para o jardim infantil, a colocação de nova vedação no campo de jogos e a reabilitação do pavilhão desportivo.

Foi ainda solicitada a intervenção no abrigo da paragem do autocarro e proceder ao aterro da antiga etar.

Relativamente à segurança no recreio questionei se, neste início de ano letivo, houve uma anormal ocorrência de incidentes com alunos. Foi-me informado que não houve qualquer aumento de incidentes tendo-se verificado apenas um caso de uma queda de um aluno que teve de ser transportado para o hospital e que o rácio de funcionários em relação ao número de alunos estão salvaguardados.

No dia 2 de novembro estive presente numa reunião na Câmara Municipal para organizar as atividades do projeto envelhecer com qualidade destinado a promover a atividade física para os adultos entre os 60 e 80 anos. Todos os interessados devem-se inscrever na Junta de Freguesia.

Devido à indisponibilidade da empresa construtora do novo parque infantil só agora, no início do mês de novembro, é que terminaram as obras. A inauguração será realizada o mais brevemente possível.

Com a aproximação do inverno gostaria de chamar a atenção ao proprietários que confrontam com linhas de água para a obrigatoriedade de realizarem a respetiva limpeza. A inundação de terrenos agrícolas pode causar prejuízos a agricultores. Por lei, a limpeza das linhas de água, nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos é da responsabilidade dos proprietários dos terrenos.

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.