Sexta, 15 Dezembro 2017

Caros conterrâneos, neste outono que, até agora, nos vai presenteado com temperaturas de verão, envio um cumprimento de amizade a todos, em especial aos Castelenses que se encontram longe da sua terra natal. De facto, há Castelenses um pouco por todo o mundo e sei que muitos acompanham esta informação com a alma cheia de saudades desta terra arrumada entre o monte e o mar.

obras de ampliação

 

Neste mês de outubro tiveram início obras de ampliação da rede de saneamento. Concluídas as obras, do programa Polis Litoral Norte, verificou-se que algumas ruas, ou parte de ruas, não foram contempladas com saneamento. A saber: Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do campo do futebol, Rua do Malhacu, Quelha da Rotunda e parte da Rua dos Bragas. O objetivo é que toda esta área fique servida, sem que fique algo por fazer. Assim, com esta obra, promovida pela Junta de Freguesia e pelos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, poderão ser ligadas à rede cerca de 60 habitações. Cabe, depois, aos proprietários fazerem as obras necessárias, dentro das suas propriedades, para ser possível realizar a respetiva ligação.

A Junta de Freguesia continua a solicitar ao Presidente da Câmara o aumento da rede de saneamento. É com grande satisfação que podemos afirmar que nestes últimos 3 anos a ampliação da rede de saneamento tem sido uma aposta de Junta de Freguesia. Castelo do Neiva viu mais que duplicar a extensão de saneamento. Mas não fica por aqui, encontra-se em apreciação mais uma candidatura de ampliação da rede para Castelo do Neiva que, a ser aprovada, será levada a cabo no próximo ano.

No dia 19 de outubro realizou-se uma reunião na Câmara Municipal, no sentido de programar o projeto envelhecer com qualidade. Este programa continua a proporcionar a prática de atividades físicas para pessoas com mais de 65 anos. Nestas atividades estão garantidas aulas de hidroginástica na piscina e ginástica no pavilhão da escola de Castelo do Neiva. Como é habitual a Junta de Freguesia garante o transporte.

No dia 25 de outubro o Executivo da Câmara Municipal reuniu com os Presidentes de Junta para apresentar o plano de investimentos para o próximo ano. De salientar um aumento de 10 milhões de euros para investimentos no concelho.

A Junta de Freguesia continua com os melhoramentos na rua Sr. dos Milagres. Como é uma obra suportada na totalidade pela Junta de freguesia não há lugar a alargamentos. No entanto, as intervenções no pavimento e no encaminhamento das águas pluviais visam melhorar as condições no acesso dos moradores às suas habitações.

Na semana que antecedeu o Dia de Todos os Santos a junta de freguesia concentrou esforços na limpeza e melhoramentos no cemitério. Quero agradecer às pessoas que colaboraram e estão a colaborar na resolução do problema existente na zona mais antiga do cemitério, junto às escadas. Já se começa a ver o resultado no que diz respeito à nova configuração dos lugares de sepultura. Gostaria-mos de continuar a contar com a disponibilidade das pessoas, que têm as sepulturas inclinadas, para a resolução dos seus problemas. As transladações são sempre situações difíceis, que mexe com os sentimentos das pessoas. Mas a situação em que se encontravam, e ainda encontram algumas sepulturas, justifica uma intervenção de fundo. A Junta de Freguesia tem um projeto para reorganizar esta zona, que passa por reposicionar os lugares de sepultura segundo um novo desenho. Assim, esta área ficará com as condições do cemitério novo. Ou seja, com um espaço entre sepulturas a condizer com as necessidades. Peço às pessoas que tenham interesse em encontrar uma solução para se dirigirem à sede da Junta de Freguesia, numa quarta feira, a partir das 18 horas.

Está prevista para breve a construção do restante percurso da ecovia, que prevê a ligação à freguesia vizinha de Chafé e à freguesia de Antas do concelho de Esposende, onde será construido um pontão em madeira sobre o Rio Neiva.

O pequeno percurso existente de ecovia é muito apreciado tanto pelos Castelenses como pelos visitantes. No entanto, têm-se verificado algumas situações desagradáveis. Foram roubados postes em madeira no início do troço em terra junto ao loteamento a sul do campo do futebol. Também se tem verificado a passagem de motos todo o terreno nesta zona interdita a veículos motorizados e a passagem de um automóvel danificou a proteção lateral da ecovia na foz.

No que diz respeito a vandalismo chamo atenção para o facto de terem desaparecido postes de sinalização dos trilhos de Castelo do Neiva. É lamentável que alguém tenha a necessidade de retirar uns postes em madeira com a sinalização dos percursos.

Com a aproximação do inverno gostaria de chamar a atenção ao proprietários que confrontam com linhas de água para a obrigatoriedade de realizarem a respetiva limpeza. A inundação de terrenos agrícolas pode causar prejuízos a agricultores. Por lei, a limpeza das linhas de água, nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos é da responsabilidade dos proprietários dos terrenos.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.