Segunda, 21 Agosto 2017

Caros Castelenses, entramos em setembro e assim fica para trás o mês das festas e, para a maior parte das pessoas, o mês das férias. É tempo de regressar aos empregos, muitos deles no estrangeiro. Por isso, faço votos para que o regresso de todos emigrantes tenha sido seguro e que as férias tenham servido para descansar e matar saudades da família e amigos.
Gostaria de agradecer, em nome da Junta de Freguesia, as simpáticas palavras de apoio e de parabéns que me foram transmitidas ao longo deste mês por vários emigrantes e pessoas que por esta altura visitam a nossa terra. Nem sempre é fácil resolver todas as situações que vão surgindo e nunca se vai agradar a todos. Mas, dentro das nossas possibilidades, vamos trabalhando para fazer Castelo do Neiva melhor e tentando todos os dias servir melhor os Castelenses.

contribuição dos Castelenses, que foram entregues nos Bombeiros Municipais
E para Castelo do Neiva estar melhor, se tudo correr como planeado, ainda este mês serão iniciadas as obras de saneamento na Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do Malhacu Quelha da Rotunda e o restante da Rua dos Bragas. Com esta intervenção poderão ser ligadas ao saneamento mais de 60 habitações. Estamos também a trabalhar com os SMSBVC para novas candidaturas para a construção de mais rede de saneamento que, sendo aprovadas, irão beneficiar outros locais da Junta de Freguesia.

Também brevemente terão inicio obras de alargamento da Rua dos Loureiros e da Rua da Boa Sorte, continuando assim os trabalhos de melhoria da rede viária da freguesia. Obras fundamentais para, no futuro, se proceder à construção de rede de saneamento. Relativamente à Rua da Junqueira foram terminadas as obras do alargamento da rua, ficando agora a pavimentação a cargo da Câmara Municipal.
No dia 5 de agosto realizou-se uma reunião com algumas associações da freguesia no sentido de melhorar a colaboração entre as mesmas e as entidades da freguesia. Brevemente iremos marcar nova reunião, na esperança de que todas as associações estejam presentes, para que em 2017 seja mais fácil a organização das atividades por elas levadas a cabo.
No dia 7 de agosto tive a honra de participar na procissão da festa em honra de Santa Ana, em S.Romão de Neiva. Deixo um agradecimento especial ao Presidente da Junta, Manuel Salgueiro, pelo convite e os parabéns pela festa realizada na freguesia vizinha.
No mês de agosto, o concelho de Viana do Castelo foi muito fustigado pelos incêndios. Felizmente na nossa freguesia não se verificou nenhuma ocorrência. Mesmo assim, Castelo do Neiva mostrou a sua solidariedade em dois momentos. No dia 9 de agosto, um grupo de pessoas reuniu água, leite, fruta e outros produtos, resultado da contribuição dos Castelenses, que foram entregues nos Bombeiros Municipais. Um agradecimento a todos os que contribuíram e em especial às pessoas que realizaram a iniciativa: Nela Rolo, Maria Dias Anjos, Isabel Luisa Cruz, e ainda à ajuda de Cristina Pires, Tiago Alves, e Marco Brito. Parabéns a todos! E, também no mesmo dia, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva disponibilizou o trator e a cisterna no combate de um foco de incêndio, na freguesia de Chafé. Agradeço ao funcionário da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, Sr. José Robalo, pela disponibilidade, fora de horas, na ajuda no rescaldo.
Nos dias 12, 13 e 14 realizou-se, mais uma vez, a festa em honra da Nossa Senhora dos Emigrantes. Deixo os parabéns à comissão de festas e ao Padre Xavier Moreira, pela excelente organização da festa religiosa e feira medieval, que continua a trazer a Castelo do Neiva muita gente para assistir aos eventos medievais. É sempre uma honra realizar a leitura da carta da abertura da feira (a exemplo dos anos anteriores), por isso agradeço o convite que me foi endereçado.
No dia 15 de agosto, O Grupo Desportivo Castelense, apresentou o plantel para a nova época. A Junta de Freguesia marcou presença no evento e fica a promessa de continuar a apoiar o clube nesta nova época desportiva.
A Junta de Freguesia deu todo o apoio solicitado, pela comissão de festas, principalmente para assegurar a limpeza dos acessos ao local. Gostaria de dar, também, os parabéns a todas as associações que se apresentaram na feira medieval com as suas tasquinhas.
A Junta de Freguesia de Castelo do Neiva agradece a todos os que representaram a freguesia nas festas em honra da Nossa Senhora da Agonia, que decorreram entre 19 e 21 de agosto, em particular ao GRECANE pela ajuda no cortejo etnográfico.

Festa em honra da Nossa Senhora de Guadalupe
De 26 a 28 de agosto teve mais uma vez lugar, em Castelo do Neiva, a Festa em honra da Nossa Senhora de Guadalupe. Embora alguns emigrantes já tenham partido a verdade é assistimos à presença de uma multidão, principalmente, no sábado, no cortejo etnográfico, e no domingo a assistir à procissão.
A junta de freguesia, como habitualmente, convidou o executivo da Câmara Municipal e os deputados eleitos pelo distrito, entre outras individualidades, para assistirem a estes dois eventos. Este ano, na procissão, tivemos o privilegio de receber o Presidente da Câmara, José Maria Costa e o Bispo da diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto de Oliveira.
Espero que a Junta de Freguesia tenha estado à altura no apoio solicitado pela comissão de festas. Endereço os meus parabéns ao Padre Xavier e à comissão de festas pelo excelente trabalho assim como a todos os que participaram na realização da festa.

 


AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.